A Avó Benedita

Dizia a avó Benedita, pela enésima vez, naquela semana. Que já estava cansada. Era indescritível a tristeza, a angústia e o desconforto que a avó sentia. 

Considerava-se uma pessoa positiva e atenta, por isso não conseguia pactuar, com o tipo de informação e “eventual formação” de alguma comunicação social nacional.

Em causa está a “controversa visita” de Ronaldo à Casa Branca. A polémica que causou, os comentários que gerou etc.

A Benedita e o Simão, os avós, têm cinco filhos, têm seis netos e estão habituados a gerir controvérsias e polémicas, à hora do café durante os almoços de fim de semana, com a família toda lá em casa.

O filho mais novo com quarenta e cinco anos, ainda é solteiro porque namora muito e adora viajar.

Dois dos netos mais velhos já estão no ensino superior. Direito em Coimbra para a Teresa, Engenharia electrotécnica para o Mateus no Porto.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Ele pensa emigrar,  ela só pensa em política internacional.

A avó adora filhos, noras, genros e  netos obviamente. E ainda mima o solteirão, que fica lá em casa ao fim de semana.

Ora muito bem, foi dado o mote da conversa à mesa, pela Teresa, que resolveu inferir, que Ronaldo estava no cumprimento das suas funções, durante a visita, pois o contrato milionário que assinou, tinha a ver com o seu mérito desportivo e o seu exemplo e dedicação, como profissional de futebol. Mas também com o facto de ser seguido e admirado por muitos jovens, tendo em conta, a sua ascendência, o seu sucesso, persistência no treino, resiliência e capacidade de resolver problemas.

Ele é só o homem/ futebolista mais seguido em todo o mundo.

O solteirão do tio Afonso concordou a cem por cento com a sobrinha, criticando aqueles que afirmaram, que Ronaldo representava Portugal, só porque era português.

PUB

Entretanto os outros filhos, filhas, noras e genros dividiam as suas opiniões pelas duas opções.

O avô Simão e o neto Mateus, elogiavam Ronaldo, porque venceu no mundo do desporto e nos negócios graças ao  seu esforço e inteligência. E diziam em uníssono, que ele só se representava a ele mesmo. Até porque o convite tinha sido pessoal e nominal, como todos os outros.

E o avô até recordou os casos de Amália, Eusébio, Pelé, Maradona, Maria Calas, Marilyn Monroe entre outros famosos cobiçados por muitos.

Em primeiro lugar os artistas, futebolistas, cantores etc. representam-se a si mesmos, até porque são eles que ganham, o dinheiro e a fama. E quando acontece o caso de perderem, também são eles que perdem o dinheiro e a fama.

Nem todos podemos ser famosos, ricos, apreciados e criticados por muitos.

Líder não é quem quer, é quem tem uma mais valia, um maior valor aos olhos de muitos e se destaca.

Muitos dos supra citados, ficaram conhecidos a nível internacional pelas suas qualidades profissionais e quiçá pessoais, mas também pelos seus defeitos.

Alguns foram durante a sua vida na terra, umas vezes amados, outras vezes odiados e  até ostracizados.

A conversa estava boa, muito madura, exigente e interessante.

Mas a avó Benedita cansada de tanta polémica e intrusão, na vida do Cristiano Ronaldo, tocou a sineta da sala a anunciar a sobremesa e o café. O som da sineta era estridente, mas toda a gente se calava.

Desta vez quem dormia descansado no colo da mãe, e se assustou com aquele som estranho, foi o Santiago que aos três meses, fez um choro muito zangado mas pertinente.

A avó aproveitou para referir, que até ela admirava o Ronaldo, pela sua capacidade de ganhar muito dinheiro. Mas também, pela compreensão e ajuda, que dava a muitas e variadas associações de apoio social.

Embora ela Benedita, não estivesse de acordo, com todas as opções de vida, que o rapaz tinha feito ao longo dos anos.

No entanto concluiu, que com tantos abutres a rondarem o rapaz, querendo penalizar, culpar ou tirar mérito, obtendo facilmente dividendos, em proveito próprio..

O melhor que ele, o Cristiano Ronaldo, tinha a fazer, era sorrir e referir, que não está na corrida às presidenciais.

E ele não necessita de mais fama ou propaganda, não se candidatou a nenhum lugar de estado, ou no estado português, para ser julgado e sacrificado em praça pública, por todos os portugueses.

E VIVA o Cristiano Ronaldo!

 

NOTAS:

“(Maria Callas) foi uma soprano greco-americana. Os críticos elogiavam sua técnica no bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações de profunda análise psicológica, características que a levaram a ser saudada como “La Divina”. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto.”

“A atriz americana que cantou os parabéns a John F. Kennedy foi Marilyn Monroe. A performance icónica ocorreu em 19 de maio de 1962, durante uma festa de arrecadação de fundos no Madison Square Garden, onde ela cantou a música “Happy Birthday, Mr. President” para o então presidente dos Estados Unidos.”

“Eusébio da Silva Ferreira MPIH • GCIH • GCM (Lourenço Marques, 25 de janeiro de 1942 — Lisboa, 5 de janeiro de 2014) foi um futebolista português nascido na então Província Ultramarina de Moçambique durante a época colonial. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS), especialistas e fãs. Recebeu a alcunha de “Pantera Negra”.”

“Alcunhado de O Pantera Negra, A Pérola Negra, e King, Eusébio marcou 896 golos em 914 partidas na sua carreira. Era conhecido pela sua velocidade, técnica, atleticismo e pelo seu poderoso e preciso remate de pé direito, tornando-o num prolífico goleador e num dos melhores marcadores de livres de sempre.”

* O autor não segue o acordo ortográfico de 1990

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *