A Associação de Remo do Norte, em conjunto com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Remo realizou, segunda-feira, 1 de Novembro, uma Acção de Sensibilização sobre Arbitragem, com o propósito de aproximar os jovens remadores das regras que regem uma regata e de reforçar a ideia de que o árbitro é um aliado no bom desenrolar das competições.
A iniciativa contou com a participação de mais de cinquenta atletas do Clube Naval Infante D. Henrique, do Clube Fluvial Portuense e do Portus Cale, com idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos. A sessão foi conduzida pelo Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Remo, Rogério Pacheco da Costa, cuja clareza na exposição e disponibilidade para o diálogo despertaram grande interesse entre os jovens.
Durante a palestra, foram explicadas as situações em que são utilizadas as bandeiras branca e vermelha, fundamentais na interpretação das decisões durante uma prova de remo. Os participantes mostraram-se muito activos, colocando numerosas questões, todas esclarecidas pelo orador.
Um dos momentos altos ocorreu quando alguns atletas foram convidados a simular o papel de árbitro numa largada, experiência que gerou grande entusiasmo e participação.
No final da sessão, os jovens foram convidados a partilhar um lanche, que rapidamente ganhou vida graças ao apetite e boa disposição dos remadores. A ARN expressa o seu agradecimento ao Clube Naval Infante D. Henrique, de Gondomar, pela cedência das instalações que acolheram esta iniciativa.
PUBA próxima Acção de Sensibilização sobre Arbitragem está já agendada para segunda-feira, dia 8 de Dezembro, nas instalações do Viana Remadores do Lima, em Viana do Castelo.















