Atividades no âmbito do Dia da Marinha 2025

Por ocasião das comemorações do Dia da Marinha, que este ano decorrem na cidade de Viana do Castelo, foram preparadas diversas atividades durante esta semana. 

15 de maio

– A manhã do dia 15 de maio será marcada pela visita à Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a partir das 10h00.

PUB

– Inauguração das exposições Dia da Marinha 2025, às 11h30, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

– Durante a tarde, do mesmo dia, pelas 15h00, irá decorrer a inauguração do Monumento do Dia da Marinha, na praça em frente à Capitania do Porto de Viana do Castelo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Nestas atividades, estarão presentes o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

 

PUB

16 de maio

– O Dia da Marinha passa pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com um Colóquio dedicado ao “Mar: Tradições e Desafios”.

Este Colóquio é organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, juntamente com a Academia de Marinha, na sexta-feira, dia 16 de maio. A sessão de abertura será às 9h30.

PUB

– O dia 16 de maio irá terminar com um grande concerto ao ar livre na Praça da Liberdade, da Banda da Armada juntamente com a cantora Gisela João, com início às 21h30.

 

17 e 18 de maio

Para além de todas as atividades que se encontram a decorrer pela cidade de Viana do Castelo, os dia 17 e 18 de maio serão dedicados ao deporto.

– Dia 17 de maio, no Jardim Público de Viana do Castelo, das 15h às 17h30, irá decorrer a uma demonstração de Jiu-Jitsu e de Defesa Pessoal.

– No dia 18 de maio, às 9h30, no Circuito de manutenção do Jardim da Marina, prova Cross Training Naval.

 

O Dia da Marinha comemora-se em homenagem ao feito de Vasco da Gama, que no dia 20 de maio em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.

Conheça todo o programa em www.marinha.pt

MAIS CARAS DA MARINHA NO ALTO MINHO#

Cabo-mor artilheiro Luís Amorim da Silva

Hoje apresentamos o Cabo-mor artilheiro Luís Amorim da Silva, que iniciou a sua aventura naval em 1992.

Natural da Vila da Praia de Âncora, no distrito de Viana do castelo, com mais de 30 anos ao serviço da Marinha, acumulou uma vasta experiência em missões nacionais e internacionais que o marcaram profundamente.

Ao longo da sua carreira passou por diversos navios e unidades, que o marcaram pelo espírito de missão, pela resiliência e espírito de camaradagem.

Quando soube que o Dia da Marinha seria em Viana do Castelo ficou bastante animado por poder partilhar a Marinha com as suas gentes.

Junte-se ao Cabo-mor Luís Amorim da Silva e embarque neste mar de atividades que preparamos para si. “Não percam este evento. Vai valer a pena!”

As nossas caras, as nossas histórias – sargento

Ingressou na Marinha em 2010 e ao longo do seu percurso destaca o facto de ter aprendido muito com as pessoas com quem privou e pelas experiencias que viveu. “Enquanto militar, fui crescendo tanto no nível pessoal como profissional. O meu desafio mais recente foi o Curso de Formação de Sargentos. Sendo mãe, foi necessário conciliar a formação e o estudo com a relação familiar.”?

Quando soube que o Dia da Marinha iria ser em Viana do Castelo ficou extremamente orgulhosa. ”Viana possuí uma forte ligação ao mar e à tradição naval. É a cidade perfeita para acolher uma comemoração desta dimensão e homenagear as suas gentes e todos os militares que lá pertencem”.
A Sargento Tânia Brandão aconselha todos a visitarem as comemorações do Dia da Marinha 2025 em Viana do Castelo, por ser uma excelente ocasião para conhecerem a história e a tradição da Marinha, enquanto desfrutam da beleza da cidade de Viana.

 

 

 

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas