Bom dia, senhor Diretor!
Agora que terminaram as Festas d’Agonia, em Viana do Castelo, onde passei alguns dias, como aliás é costume todos os anos, tomei a liberdade de lhe escrever umas palavrinhas.
Tenho reparado que algumas coisas já não são o que eram, não me refiro aos grupos de bombos e bandas de música que tão sonora e brilhantemente animam a cidade, nem aos cabeçudos, que continua a haver muitos, nem ao mar de gente que diariamente chega à cidade em dias de Romaria.
Eu gosto de percorrer as terras do Alto-Minho e antes de vir para Viana do Castelo passei por vários concelhos do distrito; terra que tivesse um chafariz era vê-lo a funcionar com todo o seu esplendor, dando à localidade um aspeto mais acolhedor, agradável e fresco.
Em Viana do Castelo, há vários chafarizes, mas apenas o ancestral chafariz da Praça da República funciona como tal, depois de demoradas obras de restauro, segundo me disseram.
PUB

O que é circundado pela rotunda do Hospital de Santa Luzia está seco, pelo que ouvi, há quase um ano à espera de manutenção. Num cartaz que lá está diz “Acreditar”, talvez para que as pessoas acreditem que um dia ali haverá água…


Aquele que está na rotunda junto ao estádio do Sport Clube Vianense está seco. Pelo que me disse uma colaboradora dos serviços de jardinagem, precisa de uma peça.
PUB
O que se situa no início do Jardim Público Marginal, no que dizem ser o espaço verde mais antigo da cidade, está seco. Este jardim, que proporciona às pessoas agradáveis passeios e bons momentos de repouso, daria ainda mais encanto com o seu chafariz a funcionar.

Desagradado fiquei ainda com o abarrotar dos contentores de reciclagem, mas, sobretudo, com o cheiro nauseabundo que era emanado por um contentor de resíduos orgânicos, perto da casa onde morei por uns dias. É um daqueles contentores que serve para as pessoas, a quem foi entregue um baldinho castanho, depositarem restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais, folhas, grama e outros materiais de origem animal ou vegetal. Mas é necessário que sejam despejados, substituídos e lavados; pelo que se vê na imagem… até as ervas já cresceram à sua volta, isto é bem revelador do bom serviço que está a ser prestado…


Tinha muita vontade de falar de política, eu adoro falar de política, mais a mais que há tanta coisa boa para comentar. Vai ter de ficar para uma próxima vez, muito embora tudo o que eu aqui apresento também seja política, pois é o resultado do empenho e da competência dos políticos que dirigem o território em que vivemos.
Votos de boa saúde para si e para todos os colaboradores e leitores.
Cassilda dos Prazeres












