Os Patriotas pela Europa, sob a iniciativa do eurodeputado António Tânger Corrêa, apresentaram ontem no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o European Civic Survey.
O estudo, baseado em mais de 15 mil respostas recolhidas em toda a Europa, foca-se na perceção dos cidadãos sobre democracia e liberdade de expressão, com uma margem de erro inferior a 1%.
PUBAs conclusões apontam para um profundo mal-estar democrático: mais de 90% consideram que a liberdade de expressão está hoje mais ameaçada do que há uma década; 88% entendem que a luta contra a desinformação tem servido de pretexto para censura; e 95,9% defendem a soberania cultural e educativa dos Estados-Membros.
O evento contou com intervenções de eurodeputados de França, Hungria, Países Baixos e República Checa, além de um painel de influenciadores com Rita Matias, Adam Starzy?ski e David Santos.
António Tânger Corrêa sublinhou que “este estudo não é apenas um alerta, é um sinal de resistência democrática” e acrescentou: “Mostra que, mesmo quando silenciadas, as vozes livres não desaparecem: unem-se, erguem-se e exigem ser ouvidas”.












