O dia 8 de maio tem sido, ao longo dos séculos, marcado pela festa das aparições do glorioso arcanjo São Miguel que defendeu, aquando da revolta de Lúcifer, a fidelidade ao Deus Uno e Trino, soltando este grito: “Quem é como Deus?”.
Esta festa foi obrigatória para toda a Igreja até à nova reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Em muitos lugares e, de modo especial nos lugares onde a devoção a S. Miguel está mais arreigada, a celebração deste dia manteve-se. Assim acontece com Cabaços, que tem por Padroeiro o Arcanjo S. Miguel.
PUBHoje, de modo especialíssimo, em união com toda a Igreja rezamos pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV. Com o coração em festa recitamos a oração composta pelo Papa Leão XIII para ser rezada todos os dias ao Arcanjo do Senhor:
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demónio. Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu, precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos, que andam pelo mundo tentando as almas. Amém!”.













