Carta a Cassilda dos Prazeres

Menina Cassilda (“dos Prazeres” pela parte do seu paizinho):

Permita-me que assim a trate pois aqui a vi nascer nas bordas verdejantes do Rio Cabrão, em terras de Arcos de Valdevez.

Até parece que ainda estou a vê-la, como Deus nosso Senhor a trouxe ao mundo. a “chorar qui só” como diz a bem nutrida e vitaminada brasuca minha vizinha, vinda de terras de Santa Cruz.

PUB

A parideira da sua mãezinha, com os olhos ensanguentados de tanta dor e se torcer em espasmos uterinos, mai-lo feliz do seu “boi de cobrição” (como aqui se chama a esse macho latino), sorrindo perante os olhares invejosos das matronas e solteironas a quem lhes faltou o engenho e arte libinosas para seduzir os namorados a passar dos entretantos para os finalmentes…

Mas vamos ao que me levou a dirigir-lhe esta carta, como que num acto lancinante para demonstrar a minha indignação que tantas horas de sono me tem tirado…

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Como sabe, nunca fui de políticas, mas a paciência tem limites!

Então não é que a mocita do BE, uma tal Mariana Mortágua, após se ter juntado aos pacifistas para irem de barco furar o bloqueio a Gaza e, quem sabe, estoicamente humanizar os meninos de coro do HAMAS, acabou por regressar a terra firme, galgadas que estavam umas curtas milhas?!!!

PUB

Se não foram saudades da namorada (não me conformo com as línguas viperinas…), o que a demoveu e a essa garbosa Greta?

Não me conformo, também, que tenham sido umas pingas de chuva, nuvens negras ou ventos de mudança…

Que horroooooor! Ai que aflição!!! Dá-me cá uns calores…

PUB

Mas, revolta, revolta, senti mesmo quando os noticiários das televisões internacionais abriram com o Eduardo Teixeira, candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo CHEGA, arranjou um mecenas papalvo que doou 100 mil euros (esperemos que não seja mais uma dor de cabeça para o azarado André Ventura) para que os Bombeiros Voluntários do burgo possam comprar uma ambulância de substituição à que se destruiu num acidente na A28. Fiquei tão comovida com este gesto deveras tocante! Só faltou à cerimónia da entrega do cheque, no meio de tantos flashes fotográficos e correria de jornalistas na ânsia das primeiras declarações, a presença do tal candidato do Sul que foi apanhado em flagrante pela GNR , a justificar a sua apetência pelos incêndios…

Que diabo! Bem sei que estamos em pré campanha eleitoral, mas há ‘lata’ para tudo, como se nós, povo, fôssemos uns burros!

E por falar em eleições…

Assisti (desolada, confesso) ao discurso trengo de Nuno Melo (o Melinho para o jet set de Vilarinho das Cambas, Famalicão), aquando da candidatura do vetusto Vasco Ferraz, em tempos fervoroso socialista, à Câmara Municipal de Ponte de Lima – ou “Vitor Ferraz”, como lhe chamou o outrora flamejante líder nacional do que resta do CDS! O rapaz ( assim o trato porque também podia ter sido parido por mim), está muito envelhecido. O ar ‘sauvage’ de tempos idos, deu lugar a uma criatura desapossada de humor, olhar grave e febril, cabelos brancos que não mais esvoaçam, como se isso fosse consequência de um suposto desgaste da dedicação ao Partido e à Pátria, qual ilhas Guianas (portuguesas) que ameaçaram o gringo do Trump e USA por ousarem entrar em  águas do Caribe para amedrontar o insubmisso Nicolas Maduro…

Bem sei que o comício do ‘chéri’ no largo de Camões, se apropriava a uma saudosa recordação dos vapores etílicos do vinho verde limiano, agora substituído pela Superbock, conforme a campanha publicitária exposta ao longo da ponte Romana!

Não desdenho que estão à porta as afamadas e tradicionais festas limianas, mas daí a que os nativos ou forasteiros aceitem a troca, duvido…

Enfim, só desgostos!

Resta-me, porém, para esquecer tamanhos pecados, a esperança de que quando ali der uma saltada para a grande romaria, possa deliciar-me no reencontro com os Amigos Loureiro de Barcelos e o António Fernandes da Barca, a dupla de cantares ao desafio que já viu partir outros ícones: Armando Marinho, Cachadinha e Delfim!

Nem tudo são desgraças…

Querida Cassilda:

Já fui longe demais! Fico por aqui!

Aceite os protestos (no bom sentido, claro) desta sua fervorosa fã,

Mena do Tone

(Aldeia de Cabrão, lugar dos Folhos, Arcos de Valdevez)

PUB
  Partilhar este artigo

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas