Celebrações a São Bentinho em Friastelas

São Bento nasceu por volta do ano 480 na província de Núrsia – Itália. Era de uma família de alta nobreza e com uma sólida formação cristã e académica.

Nesse tempo, na Itália, não existiam ainda mosteiros como no Oriente e na Gália, onde S. Martinho de Tours (Padroeiro de Friastelas) tinha, incansavelmente, exercido o seu ministério. Bento resolve retirar-se para as montanhas, onde escolheu uma gruta no penhasco inacessível de nome Subiaco, e viveu em meditação e oração durante 3 anos.

Dirigiu-se depois para Monte Cassino, no Sul de Roma, onde construiu o mosteiro que se tornou o maior centro propulsor da vida beneditina de todos os tempos. O objetivo da Regra de São Bento era formar cristãos perfeitos, seguindo os ensinamentos de Jesus. Fatores importantes eram também o equilíbrio e a moderação. Havia uma dosagem na medida entre os horários reservados às atividades espirituais como oração, meditação, estudos, e ao tempo reservado a trabalhos manuais. “Ora et Labora”, ou seja, “Reza e Trabalha”, era o seu lema. O convívio fraterno completava o equilíbrio.

PUB

Durante a vida, São Bento curou doentes e enfrentou tiranos. Possuía também o dom da profecia, através do qual anunciava acontecimentos futuros com indiscutível precisão. De sua morte, sabe-se que morreu consciente, pois sabia a hora da sua partida, tanto que seis dias antes mandou preparar o seu túmulo. Doente e com o corpo abatido, dirigiu-se à celebração eucarística, comungou, e morreu de pé, sustentado por dois dos seus discípulos, no dia 21 de março de 547, aos 67 anos de idade.

Na Paróquia de S. Martinho de Friastelas, S. Bento é venerado numa capelinha no Lugar da Torre, perto dos limites com a Paróquia de S. Lourenço do Mato.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Na Igreja Paroquial, que é dedicada a um santo que foi monge e depois bispo, S. Martinho, termina hoje a novena dedicada a S. Bento.

No dia seguinte, festa litúrgica do Patriarca, será solenemente celebrado o Pai da Europa (assim o chamou o Papa Pio XII) na Igreja de S. Miguel de Cabaços, numa Paróquia vizinha que, em tempos foi habitada pelos “monges negros”.

PUB

Nos dois dias seguintes, sábado e domingo, haverá já em Friastelas a celebração em honra daquele que a todos acolhe, pois tem sempre a sua “porta aberta”.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas