O partido liderado por André Ventura venceu destacadamente os círculos consulares. Na Europa, teve mais votos do que AD e PS juntos, e é agora, oficialmente, a segunda força política do Parlamento.
O CHEGA foi o grande vencedor dos círculos da emigração, assegurando um mandato dentro e fora da Europa. Os restantes dois mandatos foram atribuídos à AD. Já o PS, pela primeira vez, não elegeu no estrangeiro.
Com estes resultados, o CHEGA (60) ultrapassa o PS (58) em número de deputados na Assembleia da República e passa a ser o líder da oposição.
Na Europa, foi por pouco que não elegeu dois deputados. O partido de André Ventura teve mais votos (71.990) do que AD e PS juntos (17.980).
PUBDe acordo com os dados oficiais, o CHEGA obteve 28,85% dos votos em França, ficando à frente do PS (14,41%) e da coligação PSD/CDS (12,81%). Nas eleições do ano passado, o PS foi o partido mais votado neste país, com 18,59% dos votos, ficando à frente do Chega (16,75%) e da AD (12,63%).
Na Suíça, outro país europeu com forte presença de emigrantes portugueses, o CHEGA reforçou a liderança, obtendo 45,72% dos votos, contra 32,62% em 2024. Na segunda posição ficou a coligação PSD/CDS, tal como a AD em 2024, e o PS em terceiro lugar, igual ao que conseguiu no ano passado.
No Reino Unido, o CHEGA venceu com 16% dos votos, destronando assim o PS que em 2024 ficou em primeiro lugar, com 15,22% da votação. Em segundo lugar ficou o PS (13,21%) e a coligação PSD/CDS (13,07%).
No Luxemburgo, o CHEGA também lidera, reforçando a votação: 31,27%, contra 19,61% em 2024. A coligação PSD/CDS manteve a segunda posição e o PS a terceira.
PUBApenas com um consulado por apurar às 22h, o CHEGA vencia com 26,33% dos votos, seguindo-se a coligação PSD/CDS (15,88%) e o PS (13,53%).

Novo líder da oposição
PUBNuma reacção breve aos jornalistas, André Ventura assumiu-se como líder da oposição ao “bloco central de interesses”, e considerou que o resultado das eleições legislativas de 18 de maio representou uma grande mudança no sistema político português.
“É uma grande vitória, é uma vitória que vemos com responsabilidade, mas que sobretudo hoje parece, segundo todos os dados indicam, marcar uma mudança profunda no sistema político português, que é o facto de o CHEGA se tornar hoje líder da oposição, precisamente com os votos daqueles que tiveram que partir por causa de PS e PSD”, afirmou André Ventura.
Fonte: Lusa
Notícia relacionada:
https://minhodigital.pt/legislativas-ad-varreu-o-alto-minho-e-ganhou-um-deputado-a-um-ps-em-queda-livre/












