Foi com «grande entusiasmo» que Víctor Fernandes, candidato que se apresentou para ganhar a presidência da União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, e que lidera a equipa com quem trabalha, apresentou os candidatos e o projeto que alicerça a sua campanha.
Perante uma sala cheia, tendo estado presentes o candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Paulo de Morais, a Deputada da Assembleia da República, Manuela Carvalho, e os Presidentes da Comissão Política de Secção do PSD e CDS-PP de Viana do Castelo, Víctor Fernandes elencou vários pontos que considerou fulcrais no seu projeto.
«A necessidade de proximidade com a população é urgente». Daí a criação da APP Cidadão Participativo mais com contacto em tempo real, e de um Gabinete Itinerante da Junta que percorrerá as freguesias, criando alicerces com a população, informando, ouvindo e dando solução aos seus problemas.
Salientou também o apoio que será dado ao comércio local, «fomentando a economia de proximidade, através de eventos de rua e de animação comercial. Serão promovidos contactos periódicos com os comerciantes para sentir o pulsar das necessidades e atrair população para o comércio local, incentivando a criatividade, aliando a beleza, a utilidade, qualidade e requinte dos produtos num mercado económico vivo e sempre em transformação».
Para a totalidade do mandato, «em articulação com o município», adiantou como objectivos, entre outros, a melhoria dos espaços públicos, sendo a limpeza pública e a gestão de resíduos fundamentais para as ambições de Víctor Fernandes. E sustenta que “Cidade Limpa, Cidade Inteligente” visa uma recolha selectiva de resíduos porta a porta, em zonas-piloto das freguesias, acompanhada pelo reforço de meios de recolha de resíduos, havendo uma higienização constante.
Considera que a promoção da mobilidade e segurança rodoviária é uma base essencial para a movimentação dos habitantes em Viana do Castelo. Criar vias (ciclo e eco vias) segregadas e seguras para ciclistas, peões e pessoas com mobilidade reduzida, com zonas de estacionamento em pontos estratégicos é fundamental para uma urbe em movimento, são outros dos planos.
A ligação estratégica através de transportes públicos aos serviços essenciais, com ramificações diretas para escolas, centros de saúde, sedes da União de Freguesias, serviços públicos, comércio local, «é urgente para o tecido urbano de pessoas e bens se movimentar».
Victor Fernandes defende que a cidade de Viana do Castelo «tem de se tornar num polo atractivo de competitividade, crescimento, transformação, sendo apontada como centro visionário, pensando e respirando as potencialidades que têm de ser exploradas, sempre pensando nas pessoas, nos cidadãos, nos fregueses em toda a sua potencialidade e dignidade».
O candidato da Coligação PSD/CDS-PP, várias vezes, agradeceu o «empenho da equipa e de todos os que com ele colaboram» e prometeu «ser perseverante e contundente» na sua relação com o futuro Presidente da Câmara para que «os cidadãos, os seus fregueses, sem excepção, sintam na União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela a voz que lhes dá apoio sistemático e segurança».














