Encerramento do Jubileu do Coração de Jesus em Santa Luzia de Viana

Encerrou o Jubileu do Coração de Jesus.

Foi a comemoração do 350º aniversário das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque em Paray-le-Monial e, portanto, do Jubileu de um ano e meio, que iniciou a 27 de dezembro de 2023 (aniversário da primeira aparição principal) e encerrou ontem, 27 de junho de 2025, data da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

PUB

Como Rede Mundial de Oração do Papa, vivemos intensamente este Jubileu do Coração de Jesus. A nossa missão tem laços privilegiados com Paray-le-Monial. Não só foi com a ajuda de S. Cláudio La Colombière, jesuíta, que Santa Margarida Maria Alacoque deu a conhecer as profundezas da misericórdia do Coração de Jesus, mas mais ainda, depois da sua última visão, reconhecida pela Igreja, o Senhor confiou às Irmãs da Visitação e aos Padres da Companhia de Jesus a tarefa de transmitir a todos a experiência e a compreensão do mistério do Sagrado Coração. Ambos os Santos estão representados no belíssimo vitral virado à foz do Rio Lima, no santuário no cimo da montanha de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Duzentos anos mais tarde, a Companhia de Jesus aceitou oficialmente esta «suavíssima missão» (munus suavissimum), através do decreto 46 da XXIII Congregação Geral (1883), e confiou-a posteriormente, através do decreto 21 da XXVI Congregação (1915), ao Apostolado da Oração, hoje Rede Mundial de Oração do Papa.

Este jubileu do Coração de Jesus acontece por ocasião da celebração, em dezembro passado, dos 180 anos da Rede Mundial de Oração do Papa (grupos do Apostolado da Oração, Movimento Eucarístico Juvenil, comunidades, etc.). O nosso programa de formação, “O Caminho do Coração”, é uma renovação da devoção ao Coração de Jesus à luz dos Exercícios Espirituais. Ao longo deste Ano Santo em vários pontos da Diocese do Alto Minho houve ocasião de aprofundarmos o nosso fundamento espiritual, o nosso modo próprio de viver a devoção ao Coração de Jesus.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

A RMOP não é um movimento, mas a rede oficial de oração do Papa, e que qualquer católico que deseje rezar e mobilizar-se pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja, tal como se exprimem nas intenções de oração do Papa, faz parte desta rede. É uma rede que promove a comunhão, na diversidade das nossas pertenças eclesiais, por meio da oração comum pela missão da Igreja.

Em Viana do Castelo, será no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, sede do Apostolado da Oração na nossa Diocese, que encerraremos o jubileu das revelações do Coração de Deus.

PUB

Convidamos todos os Centros do Apostolado da Oração e todas as Paróquias onde o Coração de Jesus é especialmente escutado a subir a montanha de Santa Luzia e participar neste encontro no Dia do Sagrado Coração de Jesus: começará às 14h00. Depois do P. Paulo Emanuel, diretor diocesano, a tarde será orientada pelo diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, o P. António Sant’Ana, que é também o coordenador europeu da RMOP.

O Encontro terá o seu auge na celebração da Eucaristia, às 16:00, presidida pelo Bispo Diocesano, D. João Lavrador. Será transmitida nas páginas digitais diocesanas.

António de Magalhães Sant’Ana entrou no noviciado da Companhia de Jesus em setembro de 2001; foi ordenado sacerdote em julho de 2011 e fez os Últimos Votos em dezembro de 2018. Fez o primeiro ciclo de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, completando os seus estudos em Teologia e Ciências Patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum de Roma. Foi assistente espiritual do CAMTIL, diretor do Secretariado das Missões, Superior da Comunidade do Centro Inaciano do Lumiar, em Lisboa, e Sócio do Provincial, de 2019 a 2022. É, desde 2022, diretor nacional da RMOP-Portugal.

PUB

A RMOP é uma Obra Pontifícia que tem como missão mobilizar os católicos, através da oração e ação, para os desafios da humanidade e da missão da Igreja. Esses desafios traduzem-se nas intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja. A missão da RMOP inscreve-se na dinâmica do Coração de Jesus, ou seja, é uma missão de compaixão pelo mundo. Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 89 países e integra mais de 22 milhões de católicos. Inclui uma secção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em dezembro de 2020, o Papa constituiu esta obra pontifícia como fundação do Vaticano e aprovou os seus novos estatutos.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas