ERASMUS+ KA1 Intercâmbio Europeu no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima

Agrupamento de Escolas limiano dinamiza encontro de alunos.

Na semana de 10 a 14 de março de 2025, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima foi anfitrião de um intercâmbio Europeu do programa ERASMUS+, financiado pela Comissão Europeia, envolvendo professores e alunos de seis países e de projetos diferentes, num total de 17 professores e 28 alunos. Estiveram presentes professores e alunos da Lituânia e da Turquia para debaterem temas relacionados com a democracia, direitos humanos, racismo, inclusão e justiça social do projeto ERASMUS+ KA154 “Democracy Building and Social Cohesion”; professores e alunos da Alemanha e da Sérvia para trabalharem questões sobre a sustentabilidade e competências digitais do projeto ERASMUS+ KA121. Também estiveram presentes professoras da Croácia e da Roménia, na modalidade de “job-shadowing”, para observarem e debaterem questões relacionadas com a inclusão, gestão escolar, sustentabilidade e competências digitais. Os alunos da Alemanha e da Sérvia estiveram integrados em famílias da comunidade educativa, enquanto os alunos da Lituânia e da Turquia ficaram alojados no hotel com os professores. No entanto, todos os alunos tiveram a oportunidade de, para além das diversas atividades planeadas na escola, partilhar e trocar culturas e costumes no seio das famílias, tendo os alunos lituanos e turcos passado algum tempo a conviver com famílias.

A semana começou com uma cerimónia de abertura na EBI/JI da Correlhã, onde as diversas delegações foram recebidas pela comunidade escolar. Foi uma semana intensa com várias atividades, workshops e debates sobre questões relacionadas com a democracia, a sustentabilidade e transição digital nas três escolas do agrupamento: a Escola Secundária de Ponte de Lima, a EBI/JI da Correlhã e o Centro Educativo da Facha. Também houve espaço para visitas culturais para conhecerem melhor a nossa região e as nossas tradições. A semana terminou com uma visita à Câmara Municipal de Ponte de Lima, onde as delegações foram recebidas pelo Senhor Presidente da Câmara, Engenheiro Vasco Ferraz, e os alunos recriaram uma pequena Assembleia Municipal, na qual foram debatidas ideias sobre democracia; à noite, o jantar final de despedida com toda a comunidade escolar decorreu na EBI/JI da Correlhã e encerrou a semana.

Testemunhos de várias alunas#

Ana Araújo e Matilde Costa do 7ºDC da EBI/JI da Correlhã:

PUB

“A manhã do dia 10, ficou marcada pela receção, na escola da EBI/JI da Correlhã, de todas as delegações envolvidas. A cerimónia decorreu no nosso pavilhão escolar, onde a orquestra da escola e os estudantes do 2º ciclo tocaram várias músicas. À tarde, organizamo-nos em diferentes grupos e participamos num peddy-paper, pelas ruas da vila de Ponte de Lima, fazendo um percurso que permitiu ficarem a conhecer a nossa vila. A atividade terminou às 17:00 e seguimos para as nossas casas. Este tempo em família, para além do jantar, foi de convívio e partilha de experiências.

Na terça-feira, dia 11, durante a manhã, participamos em workshops sobre os direitos humanos, racismo, hidroponia e inteligência artificial. À tarde, visitamos Viana do Castelo, percorrendo vários ícones da cidade tais como: o Santuário do Monte de Santa Luzia, e a sua vista maravilhosa sobre a cidade, a Praia Norte, o centro da cidade, e o barco Gil Eanes. Voltamos à escola também às 17:00, regressando posteriormente a casa. A noite deste dia, foi bastante carismática. As nossas famílias organizaram um jantar, em casa, para recebermos as quatro alunas da Lituânia. Conseguimos juntar à mesa três nacionalidades: portuguesa, alemã e lituana. Para além da partilha gastronómica, foi uma experiência extremamente enriquecedora que permitiu criar laços mais fortes entre nós e memórias inesquecíveis. Conversamos, jogamos, dançamos, rimos… momentos jamais esquecidos!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

No dia 12, durante a manhã, participamos em workshops sobre democracia, sustentabilidade e competências digitais. À noite, as famílias portuguesas organizaram um convívio na junta da freguesia da Correlhã, para todos os alunos estrangeiros. Foi um momento também inesquecível, uma autêntica diversão, de festa e mistura de culturas. Nesse dia, uma aluna portuguesa fazia anos e teve a honra de ouvir cantar-lhe os “Parabéns” em diversos idiomas: português, língua sérvia, lituano, alemão e turco.

No dia 13, visitamos a cidade de Braga, passando pelo Monte do Bom Jesus e pelo centro histórico da cidade.

PUB

No dia 14, sexta-feira, o último dia desta magnífica semana, fomos a Refoios do Lima visitar a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Conseguimos visualizar a harmonia existente entre a evolução tecnológica e a agricultura, focada na sustentabilidade da natureza. De tarde, visitamos a Câmara Municipal de Ponte de Lima, onde fomos recebidos pelo Senhor Presidente da Câmara, Engenheiro Vasco Ferraz. Criou-se um momento de uma pequena Assembleia Municipal, na qual foram debatidas ideias sobre democracia. Lemos um texto, elaborado por nós, sobre a importância dos jovens terem influência na política local, na perspetiva de alunos portugueses, turcos e lituanos. Como era o último dia de Erasmus+, tivemos o jantar final na escola EBI/JI da Correlhã. Este último momento foi de muitas emoções juntas! Demos, recebemos, aprendemos, partilhamos, crescemos juntos…vivemos intensamente! É um privilégio para nós termos estas oportunidades únicas na nossa escola, pois a aprendizagem e o saber vão muito para além da sala de aula.”

 

Lia Alves e Maria Lima do 7ºAC da EBI/JI da Correlhã:

PUB

“Recentemente, tive a oportunidade de participar no Projeto Erasmus da minha escola, onde recebi uma aluna da Sérvia na minha casa. Foi uma experiência única que me permitiu conhecer novas culturas, fazer amizades e aprender muito.

No início, estava um pouco nervosa por ter uma pessoa desconhecida a viver comigo durante alguns dias. Será que nos iríamos entender bem? Como seria a comunicação? Mas, assim que ela chegou, todas as preocupações desapareceram. Desde o primeiro momento, foi muito simpática e aberta a conhecer a minha rotina e a cultura portuguesa.

Durante a sua estadia, fizemos várias atividades juntas. Mostrei-lhe a minha casa e expliquei algumas tradições portuguesas. Também a levei a provar pratos típicos, como os pastéis de nata. Foi engraçado ver a sua reação à nossa comida.

Apesar das diferenças culturais, rapidamente criámos uma ligação. Conversámos sobre os nossos países, os hábitos do dia a dia e até sobre a escola. Foi interessante descobrir que, em alguns aspetos, a sua rotina é muito diferente da minha. Mas, noutras coisas, somos bastante parecidas.

A comunicação foi um desafio no início, mas ajudou-me a melhorar o meu inglês e até a aprender algumas palavras na língua sérvia. Mesmo que, por vezes, não soubéssemos como dizer alguma coisa, acabávamos sempre por nos entender com gestos ou com a ajuda de um tradutor.

No final da estadia, despedirmo-nos foi a parte mais difícil. Depois de partilhar a minha casa e os meus dias com ela, senti que já fazia parte da minha vida. Trocámos contactos para continuarmos a falar e, quem sabe, um dia voltarmos a encontrar-nos.

Esta experiência fez-me perceber o quão enriquecedor é conhecer novas culturas e abrir as portas da nossa casa a pessoas de outros países. Aprendi a comunicar melhor e, acima de tudo, a valorizar a partilha e a amizade. Se tivesse outra oportunidade de participar, não hesitaria em repetir.”

 

Camila Oliveira do 10ºC da ESPL:

“Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de viajar para o exterior, a experiência obtida no âmbito do projeto Erasmus permite alargar os nossos horizontes a diferentes culturas e perspetivas.

O tema desenvolvido, a democracia, foi abordado ao longo da semana, através de trabalhos de grupo, e de partilhas de conhecimentos, não só sobre Portugal, país onde os alunos estrangeiros foram recebidos, mas também sobre a Turquia e a Lituânia, que, coincidentemente, celebravam o dia da independência nacional, nessa semana.

Estabelecendo contacto e conexões com os diversos alunos, temos perceção de que forma a democracia afeta as suas vidas quotidianas, como também dos diferentes hábitos e formas de viver.

Estas experiências contribuem ainda para estabelecermos contacto com alunos com outras culturas, permitindo não só aumentar a nossa capacidade de sociabilizar, bem como nos permite dar uso a uma língua diferente da nossa língua nativa, o que nos permite desenvolver o nosso inglês, como também conseguir ultrapassar as mais diversas dificuldades, como por exemplo a barreira linguística, que nos podem ser impostas durante esta experiência.

Em suma, a experiência de conhecer e sociabilizar com alunos de Erasmus é enriquecedora, não só a nível pessoal, mas também escolar.”

 

Sofia Araújo do 10ºD da ESPL:

“Como aluna, já tinha participado em vários programas “Erasmus+” anteriormente, mas nenhum me marcou tanto como este último. O tema “A Democracia”, as pessoas, a harmonização entre costumes e as atividades realizadas em grupo foram definitivamente “memórias-chave” para mim. Memórias que eu espero que o tempo nunca apague.

Admito que no início tinha medo de conviver, de me abrir às pessoas e de partilhar um pouco sobre mim. Todavia, em pouquíssimo tempo, eu aprendi e vi o quão bom e acolhedor todo o ambiente relacionado com o projeto era. O que me marcou mais foi exatamente o sentimento de partilha que pairou no ar durante toda aquela semana (que eu desejei que nunca acabasse). Os sorrisos, as músicas, as danças, as piadas que trocámos serão para sempre guardadas na minha memória como alguns dos melhores momentos que vivi.

O “Erasmus+” não é só sobre brincadeiras e bons tempos. É também sobre reflexão, conhecimento e tolerabilidade. Graças ao projeto, eu sinto-me uma pessoa mais sensibilizada, sábia e compreensiva. Ver os pontos de vista de outros países fez-me ver como tudo pode mudar, como ao redor do mundo há tantos problemas por resolver e como nós não nos podemos acomodar com a vida que temos, quando existem pessoas lá fora a passar por infernos na Terra.

No mês de maio, vai ser a minha vez de ir a outro país (no meu caso, à Lituânia) para conhecer mais pessoas e para aprender mais sobre o estado da política no nosso mundo. Apenas posso dizer que conto as semanas e os dias até que o momento chegue! Espero que mais pessoas possam passar por uma experiência tão enriquecedora como esta e que possam sentir-se num dos ambientes mais amorosos que se encontram por aí.”

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas