Cartas ao São João – I. Parte Ensaio.
Fado – É Canção, Saudade e Destino.
Palavras – Como seria o Mundo sem Palavras?
Difícil de imaginar. Letras, Palavras e Frases oferecem à Fantasia a Magia para a Mente voar. A Final Composição dos Conteúdos – Tinta Preta no Papel ou em Digital escrevem Livros para a Eternidade. Cada Biblioteca é um Tesouro de Sabedoria. Abrir um Livro – é entrar para um Mundo, que de Início se apresenta Desconhecido. Porém – cada Página, que se volta, desvenda mais um pouco do Saber da Vida e do Universo. É possível viajar até à última Estrela, conhecer o Passado e imaginar o Futuro – não existem Limites para o Pensamento. O único limite é o Relógio da Vida. Por conseguinte – não perder nenhum Minuto e visitar a Biblioteca Lusitana. Para quê? Para conhecer Novos Mundos.
Do Céu ao Inferno. Do Santo ao Diabo. Entre Bem e Mal, Deus Poderoso ofereceu a cada Ser Humano a Chance de escolher seu Caminho. Porém – o que fazer, quando a Estrada da Vida se encontra rodeada de Nevoeiro? Acender uma Vela e caminhar devagar ou ler um Livro e esperar, que o Véu de Neblina se levante e se dissolva. É preciso saber escolher os Livros da Vida, a fim de se revelarem bons Conselheiros. Ou simplesmente contarem belas Histórias.
Hoje convida o Livro dos Santos Populares a conhecer um pouco da Chamada da Fé, que oferece Coragem e Esperança –
A Festa de São João.
Venerado São João
“Ó meu Caro São João –
O Teu Símbolo o Balão.
PUBDivino Céu iluminado.
Cada Balão seja abençoado.
Fogueiras e Rosmaninho.
Cuidado com o Martelinho.
Preces e Romarias.
Oferece Sorte e Alegrias.
Ó meu Santo Popular –
Vamos cantar e dançar.
Para Te venerar e festejar.
Para nosso Bem rezar.”

Carta ao São João – II. Parte Missiva
Venerado São João,
“Olha o Balão na Noite de São João” –
Creio que é uma das mais conhecidas Marchas. Quando se fala na Festa de São João é a Imagem do Balão, que vem de imediato à Memória. Imagem que culmina no Esplendor do Céu iluminado com infinitos Balões, que sobem com Preces e Desejos na Direção do Veludo escuro da Noite Celestial. Ao recordar a imagem lembrei-me de semelhante História. Existe uma pequena lenda, que conta:
Se encontrares uma Borboleta confessa o Sonho e solicita para o levar e entregar a Deus Senhor, a fim do Desejo ser concretizado.
Um Milagroso Pensar. Talvez ainda mais belo se fosse possível conhecer todos os Sonhos que subiram ao Céu e na Terra se realizaram. Seriam incontáveis!?
A Festa de São João com os iluminados Balões a desaparecerem na Escuridão da Noite representam quase um Simbolismo de uma Profética Resposta Divina:
Tempos difíceis comparam-se com Tempos de Escuridão. Na Terra o Endereço Postal é concreto. No Céu é abstrato. Porém, fazemos seguir as Preces para o Universo com profunda Fé na Expetativa, que São João e o Divino Velhinho no Céu recebam todo o “Correio” e um Dia consigam responder. É a Esperança Humana, que o Incógnito levante o Véu e ofereça no Presente o Fundamento para um luminoso Futuro.
Venerado São João aceita a presente Carta como um “Poético Balão”, que dirijo para o Escuro Veludo, onde Estrelas e Balões brilham ao desafio.
Rezamos que todas as Preces cheguem a “Terras Celestiais” e assim junto do Santo Destinatário. Aguardamos com Fé e Esperança, para crer, que no meio da Escuridão existem muitas Crentes Palavras a escrever Luz com as luminosas Preces.
Com Balões e Preces aceita humildes cumprimentos
Isalita Pereira
P.S.
E o Humor não esquecer:
Luz do Amor
Sonho do Grande Amor.
O Desejo luminoso voador.
Na escura Noite um Balão.
Bater de um crente Coração.
A Fogueira de São João contemplei.
Para os Braços do Jovem saltei.
Fogo – seu Coração pegou.
Dançando – um Beijo me roubou.
Secreta Poeta


