«Lisboeta de berço e Castelense por opção» – assim se anuncia como candidato à Junta de Freguesia de Chafé, pela Aliança Democrática (AD).
Fernando Pereira é aposentado como Tenente Coronel da Força Áerea, «atualmente com o merecido tempo para preencher a vida com novos objetivos, desafios e projetos».
«É com muito orgulho, humildade, entusiasmo e um forte sentido de missão, que apresento a minha candidatura à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. Acredito que esta nobre freguesia merece mais: mais participação, mais desenvolvimento, mais proximidade e mais respeito pelas suas tradições e potencialidades».
A sua equipa é composta por «pessoas totalmente dedicadas, com provas dadas na comunidade, que partilham uma visão clara: construir uma freguesia mais inclusiva, mais dinâmica e mais sustentável, onde todos se sintam mais ouvidos e mais valorizados».
PUBO ex-oficial afirma que «Não escolhemos o lugar onde nascemos mas podemos escolher o lugar onde vivemos!»
Com 60 anos, o candidato da AD assegura que «sei bastante da vida: atravessei muitas dificuldades e sucessos. Momentos em que a vida nos parece cortar a respiração mas sabemos que nunca devemos nem podemos desistir. Outros momentos de triunfo e glória a que alguns chamam sorte – eu aprendi que, quanto mais trabalho e resisto a adversidades, mais sorte tenho», até porque «a vida militar ensinou-me a pautar a vida com disciplina, determinação e resilência. Das luxuosas cidades do mundo ao duro teatro de guerra do Afeganistão – tudo me valeu para aprender!»
Escolheu Castelo do Neiva para viver e sente-se nesta vila acolhido, mas também comprometido, embora acredite «É sempre possível fazer mais e melhor!»
«Não me arrogarei a julgar o que até aqui foi feito. Cada um dos Castelenses sabe fazer esta reflexão, de modo consciente, por si só» – adianta. «Todos somos importantes: os pescadores, os agricultores, os líderes dos movimentos associativos, os que vivem do comércio, da prestação de serviços».
PUBRealça que «Todos temos direito a uma vida digna! Sabemos que, desde os tempos dos nossos avós, ou até, muitos de nós de remotos tempos da nossa infância, que os tão falados “Direitos Humanos” nem sempre nos são garantidos. Vivemos tempos difíceis. O mundo anda bastante desnorteado e assistimos nos vários cantos do nosso planeta a “homens com poder” completamente alheios aos valores a que todos temos direito!»
Perante este cenário, o candidato da AD evoca que «aos melhores, ocorre na mente e no coração, questionar com toda a força que lhes vai no sangue: Eu posso ajudar a construir um mundo melhor? Eu posso contribuir para que a minha freguesia tenha melhores condições? Posso ajudar a que todos, cada um à sua maneira, tenha uma vida mais feliz? – Sim, eu posso e quero!»
Mas o ‘fantasma’ da abstenção também é a sua preocupação: «Sair de casa para votar é um direito e uma obrigação que todos devemos cumprir!»
PUB«Contem comigo e com a minha equipa para um futuro melhor! É urgente garantir que esta freguesia tenha assegurada em todas as suas artérias o saneamento básico, o fornecimento de água de rede, maior proteção aos nossos idosos e pessoas com deficiência (onde tudo faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a célere reabilitação da Escola de Fieiros do Mar em Centro de Dia e Creche), maior apoio às nossas crianças e jovens, uma melhoria dos transportes públicos, dotar o espaço público de sanitários (como um incentivo às deslocações pedonais, à permanência no exterior e ao consumo no comércio local, de modo a potenciar efeitos positivos na sociabilização das gentes) e ainda entre outras áreas previstas de atuação, a revisão e substituição da sinalização rodoviária e repintura das passadeiras de peões.»
E avisa que o facto de não ser natural de Castelo do Neiva é garantia de 2 certezas: «1.ª – Não vou benefeciar nem o “meu umbigo”, nem o “meu quintal”… 2.ª – Reúno muitas lições aprendidas em todos os lugares por onde passei.»
Acrescenta, ainda, que tem «maturidade suficiente, para saber gerir o que os anos me ensinaram! Não menos importante, é a minha total disponibilidade para servir todos os Castelenses – tenho “todo o tempo do mundo” para entregar a esta causa! Contamos, ainda, com o total apoio da coligação AD – Aliança Democrática».
Fernando Pereira lança uma espécie de desafio. «Ouso traçar um novo rumo pelos caminhos de Santiago! Castelo do Neiva tem tudo para crescer mais e melhor, respeitando as suas raízes. Com a confiança de todos, faremos esse caminho juntos. Por uma freguesia mais viva, mais participativa e mais solidária».













