A Fortaleza de Valença voltou a transformar-se num autêntico cenário medieval com o Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorreu de 5 a 7 de setembro.
Durante três dias, o centro histórico de Valença foi palco de um programa intenso: torneios apeados e a cavalo, teatro e música de rua, espetáculos de fogo, danças orientais e medievais, artes e ofícios, saltimbancos, recriações de lutas e armamento, além de uma ampla oferta de gastronomia e artesanato.
Dezenas de momentos de animação e recriações históricas envolveram o público numa verdadeira viagem ao passado.
PUBA edição de 2025 teve como grande tema a Peregrinação de D. Manuel I a Santiago de Compostela, aquando da sua passagem por Valença em 1502. Este momento histórico, determinante na afirmação do Caminho Português de Santiago, teve várias recriações, com destaque para o Cortejo Medieval, um dos pontos altos do evento.
As ruas e muralhas da Fortaleza foram decoradas com cenários e adereços medievais, conferindo um ambiente único ao local fortificado e enriquecendo a experiência de todos os visitantes.
Nas tendas do mercado, os visitantes encontraram uma grande diversidade de produtos: artesanato tradicional, bijuteria, peças em couro, ferro e madeira, tapeçarias, especiarias, ervas aromáticas, licores, doçaria conventual e iguarias típicas da época medieval. Uma verdadeira montra de sabores e saberes que recriou o quotidiano de outros tempos.
Mais do que um evento, o Mercado Medieval – Valença na Rota da História foi um convite a viver e sentir a história num dos mais emblemáticos conjuntos patrimoniais de Portugal.
PUBA iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Valença, em parceria com a AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, o Turismo de Portugal e a Rede das Fortalezas Abaluartadas da Raia.














1 comentário
Tudo muito bonito!
Porém como no melhor pano, cai “uma nódoa”
O “Rei “Estava a mais naquele lugar!
Em Valença há monárquicos que eu sei!
Normalmente são gente sem possibilidades financeiras, pois para o ano “colocar junto à Rainha “um monárquico”! Não, um politico !
Rei não tem partido, como não devia ter P.R. mas “agora” dizem que vale tudo! O tal que afirmou em “em menos de 1 ano não haveria Sem Abrigo em Lisboa e no País”! Pobres dos Pobres e pobres dos Sem Abrigo!
Vejam só “quantos candidatos” já se apresentam para P.R.!
Digam “quanto” é que vale cada “papel” Voto, e depois, quem é que vai receber “o valor” dos mesmos! Sejam claros, digam que o povo “quer” saber! Digam na Televisão, mas digam muitas vezes!
“Um a Um” Não se esqueçam ou depois das eleições só “conta” o que ficou com a “Panela e o Tacho”!
Sejam honestos, senhores “jornalistas” e muitos aprendizes de jornalismo ,quanto é que vale “UM VOTO”!
Digam “antes” da começar a campanha eleitoral ! Na comunicação social televisiva, e escrita. abram os noticiários com “essa informação”!
É um desafio que faço a Todos!