A tradição portuguesa das Janeiras, apresentada no Principado de Andorra, teve o seu ponto alto este fim de semana, com o 1.º encontro de cante de Janeiras, organizado pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal.
A Igreja de Sant Esteve da capital do Principado acolheu no passado sábado, às 17:30 horas o evento que contou com o Grupo anfitrião, seguindo o Grupo Folclórico dos Residentes do Alto Minho (Principado de Andorra) e o Grupo Folclórico de São Paulo – Barroselas, que viajou propositadamente desde Viana do Castelo para enriquecer a mostra de canto de Janeiras.
O evento enquadrou-se nas celebrações do 30.º aniversário do Grupo de Folclore Casa de Portugal que depois de três fins de semana a cantar as Janeiras pelo Principado, organizou o encontro destinado ao público em geral. O evento contou com a assistência de Duarte Pinto da Rocha, Cônsul-Geral de Portugal e vários dirigentes associativos, além do número público que encheu a Igreja e ficou encantado com as atuações.
Ambos os grupos apresentaram cânticos do seu reportório e o Grupo Folclórico de São Paulo, durante as suas cantigas de Janeiras, recrearam passagens do ciclo natalício como o nascimento de Jesus, a adoração no estábulo pelos pastores e a visita dos três Reis do Oriente.
Previamente ao 1º Encontro de Janeiras, os Grupos foram convidados pelo Cônsul-Geral Duarte Pinto da Rocha a uma recepção nas instalações do Consulado-Geral, na presença de diversas personalidades andorranas e portuguesas e membros do tecido associativo português.
Um a um, os três Grupos fizeram um breve concerto de Janeiras para desejar um bom ano ao máximo representante português e a sua equipa no Principado de Andorra sendo convidados posteriormente a um lanche na sede consular.
A visita a Andorra do Grupo Folclórico de São Paulo que visitou também o Santuário de Meritxell, padroeira de Andorra, terminou no domingo com um workshop de canto e um almoço na sede do grupo anfitrião num ambiente de amizade e bom gosto pela cultura popular.
O Grupo de Folclore Casa de Portugal foi fundado a 1 de maio de 1996 e durante o presente ano tem programadas um conjunto de iniciativas culturais para comemorar a Portugalidade.









PUB












