O Lions Clube de Vila Praia de Âncora continua com a sua forte atividade interventiva de apoio à cultura, apoiando os Autores e divulgando os seus trabalhos interpretativos do 25 de Abril, quando se comemoram 51 anos da Revolução dos Cravos.
A Exposição “25 de Abril – 51 Anos de Liberdade”, com curadoria de Mário Rebelo de Sousa, patente na Galeria Guntilanis em Vila Praia de Âncora até final do mês de maio, teve a cerimónia de inauguração realizada na tarde do passado dia 25 de abril, presidida pelo Vereador da Cultura, Dr. João Pinto em representação do Presidente da Câmara Municipal de Caminha.
Logo no início, a pedido do Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, foi observado um minuto de silencio em sinal de respeito e luto pelo Papa Francisco, recentemente falecido, e que em vida foi um grande defensor da liberdade, da paz e da cultura.

Justificando o tema da exposição, Manuel Amial disse que “celebrar Abril é um desígnio nacional que nos deve convocar a todos”, citando o exemplo e o excelente contributo que os 52 Autores trouxeram a esta Exposição: António Nunes, António Queiroz Aguiar, Armando Gonçalves, Assis Rego, Belmiro Belém, Cabral Pinto, Carlos Almeida, Carlos da Torre, Célia Novo, Clara Vieira Nogueira, Cristina Sardoeira, Fernanda Araújo, Fernando Borlido, Fernando Fernandes, Filipe Fernandes, Francisca Pinto, Helena Terra, Isabel Lima, Joana Pinto, João Dias, João Miguel, Jorge Simão Meira, Júlio Capela, Lara Capela, Luís Carvalhido, Luís Morgadinho, Luís Valadares, Lurdes Rodrigues, M.M.V. Verde, Madalena Macedo, Madalena Nevado, Manuel Lima, Manuel Porfírio, Maria Alzira Fonseca, Maria da Luz Colaço, Mariana Homem de Mello, Mário Garrido,, Mário Rebelo de Sousa, Martine Costa, Martinho Lima, Miguel Oliveira, Monteiro da Silva, Mutes, Noémia Travassos, Olesya Mohosh,
Paulo Barreto, Paulo Sanches, Rita Noronha, Rosalina Santos, Teresa Nunes, Vítor Alves e Vítor Ferreira.
Autores oriundos de diversos pontos do nosso território, nomeadamente de Amarante, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Caminha, Gondomar, Guimarães, Lagos, Lisboa, Penafiel, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Vila Praia de Âncora e Vila Verde, acederam ao convite, sinal do reconhecimento à capacidade e qualidade do trabalho cultural do Lions Clube de Vila Praia de Âncora e do seu Curador Mário Rebelo de Sousa.
O Presidente do Lions entregou Diplomas de Reconhecimento à Câmara Municipal de Caminha e ao Curador Mário Rebelo de Sousa pelo apoio dado a esta Exposição.
Também foram entregues a cada Autor um Diploma de Reconhecimento e Participação a todos os Autores que integram a Exposição.
O Vereador da Cultura, Dr. João Pinto, elogiou o excelente trabalho cultural realizado pelo Lions e a sua capacidade para trazer à Galeria tantos Autores, dando-nos a oportunidade e o privilégio de apreciar trabalhos de grande qualidade.
PUBO Curador Mário Rebelo de Sousa agradeceu a colaboração dos Autores e a generosa presença na inauguração.
A encerrar a Autora Maria da Luz Colaço declamou um poema seu alusivo ao 25 de Abril, que aqui se reproduz:
“Madrugada de Abril
PUBE foi de madrugada que nasceu
O fruto do amor entre o Medo e a Esperança!
E como qualquer ser, qualquer criança
Um nome lhe foi dado: Liberdade.
Nascida em plena Primavera,
A mais desejada,
Pelo Povo tão esperada,
Sorriu para os Soldados!
Então surgiram cravos
Nos canos das espingardas!
O Povo deu as mãos
E logo se abriram as portas da prisão.
Soltamos nossa voz, bem alto p’ra se ouvir:
Fascismo nunca mais.”
A Exposição vai estar patente ao público na Galeria Guntilanis em Vila Praia de Âncora até final do mês de maio, podendo ser visitada nos dias úteis, de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento da Ludoteca instalada
no mesmo edifício da Galeria.
Uma Exposição muito bonita que bem merece a vossa visita!


















