Em agosto, o coração bate mais forte! Se Viana é Amor, agosto é o mês em que amamos de forma mais fervilhante, em que sentimos a chieira à flor da pele, em que nos arrepiamos vezes sem conta. Está a chegar a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias, a maior de Portugal!
De 12 a 20 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia regressam com a grandiosidade habitual e prometem voltar a trazer um mar de gente à cidade. Mais uma vez, o programa foi alargado para nos permitir desfrutar da festa durante mais tempo, para que os diferentes momentos sejam acompanhados com a calma e o cuidado que merecem.
A nossa Romaria não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição.
Em boa verdade, a Romaria d’Agonia atrai um número crescente de pessoas, sempre superior a 1 milhão de visitantes, exatamente porque é feita com o melhor que temos para oferecer: amor pelas tradições e respeito por aquilo que nos distingue e nos torna Vianenses.
Esta é uma festividade preparada com a prata da casa, com Viana no coração de quem vive esta terra, este mar, este rio, estas serras e montanhas, estas tradições misturadas com modernidade. Aquela que é a nossa festa maior assume-se como um momento singular para todos nós. A Romaria D’Agonia, com alma e jeito de Ribeira, é a nossa derradeira homenagem coletiva à padroeira dos pescadores. Por isso mesmo, a genuinidade e o sentimento que as gentes do mar colocam nos diversos momentos que preenchem a programação da Romaria são emocionantes e marcam todos aqueles que passam por Viana do Castelo por estes dias.
Enquanto Presidente da Câmara e enquanto vianense, é um privilégio ver as nossas ruas cheias de gente apaixonada por Viana do Castelo. Somos uma cidade verdadeiramente acolhedora e a Romaria d’Agonia é o nosso abraço a todos aqueles que, nestes dias, visitam o nosso concelho.
O traje à vianesa, as centenas de mordomas carregadas de ouro, o Cortejo Histórico e Etnográfico, a Procissão Solene, a grandiosa e arrepiante Procissão ao Mar, os momentos de fé, o arraial espontâneo, o folclore, os gigantones e cabeçudos, os bombos e as bandas filarmónicas, os desfiles, os feirões, as exposições, o artesanato, a alegria e o entusiasmo prometem, mais uma vez, engrandecer Viana do Castelo!
Aproveito para agradecer a todos aqueles que organizam e preparam a nossa Romaria de forma altruísta e abnegada, dando o melhor de si em benefício de todos. O carinho e o cuidado com que se entregam à preparação das nossas festas são reconhecidos por todos os vianenses e, em nome do Município, expresso o meu mais profundo agradecimento.
Desejo uma excelente Romaria a todos os que nela participam, a todos os vianenses e aos milhares de forasteiros que nos visitam. Acredito que fazer parte das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia vá ser, como sempre é, uma experiência inolvidável e que o esperado milhão de visitantes se transforme num verdadeiro embaixador da nossa cultura e de Viana do Castelo. A todos, votos de uma boa romaria!
O Presidente da Câmara Municipal
PUBLuís Nobre






2 comentários
É uma Nobreza as palavras proferidas!
No Largo das Almas vai ser “Uma Nobreza” Todos aqueles que nos visitam vão ficar incrédulos ao verem o “Novo Mercado” Vão ver em primeiro plano, (um viveiro de nabos) !
Em segundo lugar as “ETARES” a tratar o Rio Lima, para as lampreias serem mais saborosas no inverno!
Em terceiro lugar, “Vão ver as Ruas circundantes ao Novo Mercado”! Vão fazer os visitantes “um exercício” para saltitar sem cair”!
Em quarto lugar vão “Todos” os visitantes, porque os Vianenses já conhecem, que a Nobreza é só no Nome !
E em quinto lugar, para o ano há mais!
Oito dias de festa é um perfeito disparate que só colhe por ser ano de eleições autárquicas.
Haja bom-senso e um pouco de decoro e deixem a campanha eleitoral para o tempo certo.