Mochos no Telhado regressam a Coura

A companhia de teatro Mochos no Telhado está de regresso ao Centro Cultural de Paredes de Coura para levar à cena, esta sexta-feira, 23 de janeiro, pelas 21h30, a peça “Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito” que nos remete para uma realidade sempre atual e que tem atravessado gerações.

Com dramaturgia de Sofia Moura, a companhia de Viseu chama-nos a atenção para uma realidade tão presente, em que “assistimos a tempos em que a imigração é o bode expiatório para justificar todos os problemas de um país”, esquecendo que “em tempos fomos a pé, escondidos em camiões, invisíveis nos comboios, a subir montanhas, a atravessar rios. Hoje vamos de avião”.

Com interpretação de Patrick Murys, Ricardo Augusto e Sofia Moura, três criaturas absurdas, situadas entre o divino e o humano, observam e transformam os traços da linha, os seus cruzamentos, quebras e emaranhados, vestindo a pele e a memória das pessoas que a atravessam. Esta é uma história que, como todas, começa com “era uma vez”, mas não se sabe bem que vez é a primeira. Sem linha do tempo, tudo se passa agora. 1968 é agora. 2010 é agora. 1140, também é agora. Esta é a história dos de agora, que também são os de antes. A história de uma ferida com nome de ordem, mas também uma possibilidade de lembrar, pensar e imaginar formas de redenção coletiva.

 

PUB

Ficha artística:
Criação: Patrick Murys, Pepa Macua, Ricardo Augusto, Sofia Moura
Interpretação: Patrick Murys, Ricardo Augusto, Sofia Moura
Dramaturgia: Sofia Moura
Textos: Rui Macário Ribeiro e Sofia Moura;
Cenografia e Figurinos: Inês de Carvalho
Desenho de Luz: Francisco Alves
Criação musical: Ricardo Augusto
Design, Vídeo e Fotografia: Luís Belo
Direção Executiva: Dennis Xavier
Produção Executiva: Marta Costa
Assistente de produção: Raquel Ventura
Produção: Mochos no Telhado – Estrutura com Direção Artística de Dennis Xavier e Sofia Moura
Financiamento: DGArtes – Ministério da Cultura, República Portuguesa
Coproduções: Teatro Municipal da Guarda, CENDREV, Teatro-Cine de Pombal, Centro Cultural de Carregal do Sal, Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, Centro Cultural de Paredes de Coura, Centro de Artes de Águeda

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Cinema e Jogos de Tabuleiro

Mas não se esgota no teatro a oferta cultural por estes dias. O cinema também preenche a noite de quinta-feira, pelas 21h00, com mais uma sessão de Ler Cinema, desta vez interpretando o filme “Paraíso” com o realizados Daniel Mota, que nos retrata a génese e evolução da cultura rave portuguesa, bem como o seu impacto duradouro na música eletrónica a nível mundial.

PUB

O fim de semana, sábado e domingo, às 15h00 e 21h00, traz-nos “Greenland: um novo começo”, o filme de ação e aventura dirigido por Ric Roman Waugh, que nos conta a história de uma família forçada a sair do seu refúgio subterrâneo na Gronelândia e a atravessar um mundo em ruínas, após o impacto de um cometa que destruiu grande parte da Terra.

No sábado, a Caixa dos Brinquedos propõe-nos um Encontro de Jogos de Tabuleiro em colaboração com o Clube Jogos à Mesa da EBS de Paredes de Coura. São dezenas de jogos que estão disponíveis, com uma equipa preparada para explicar como se jogam, numa iniciativa indicada para jovens e adultos.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas