O fotógrafo

Acabei de receber pelo correio um grande, enorme, livro de fotografia de um amigo com quem convivi durante longos anos, desde Londres à Barquinha.

Modesto na sua vaidade de se saber, afinal, cidadão do mundo, que bem conhecia, aí estão as fotografias para o provar, mas nunca se armava ao pingarelho, nunca o ouvi vangloriar-se de ser conhecido no terminal 3, voos internacionais, do aeroporto de Heathrow.

Aliás, presenciei lá, em Londres, a sua, não vou dizer inocente, ele de inocente não tinha nada, mas singela paixão por uma rapariga da Costa Nova, que era, e é, bonita.

Mas raparigas bonitas e famosas no mundo da fotografia, capa de revistas internacionais, tinha ele às paletes, mas nunca se deixou seduzir por esse verniz luzidio, mas superficial que, afinal, ele promovia e portanto  sabia que lidava com ilusões, ele era d’ibalho, carago, e à ibalho falava , novo fez-se à vida, emigrou, França, Suiça – lembras-te do mãozinhas ? -, Suécia onde fixou a sua base.

Voltemos ao livro, Uma vida inteira por detrás da câmara’, onde ele retrata a realidade de um povo sofredor, suas lutas e vivências e vê-se que toma partido, a morte de Casquinha e Caravela às mãos de um guarda da GNR na Herdade da Safira, narrada no seu livro Safira, ‘memórias de uma revolução’, e que o projectou no mundo. São disso exemplo, imagens a preto e branco do Povo a protestar, imagens da emigração, dos retratos espontâneos que só os grandes profissionais conseguem e muito trabalho dão, imagens da pobreza apanhada em toda a sua dimensão sem truques, que não admitiam cores atenuantes, e o fotógrafo assumiu, como assumiu os retratos de Cuba a cores. Mas também a Ria pintou com a luz, – as palavras são dele-, os moliceiros, as regatas de barcos à vela, etc.

O foco no essencial, e cá para mim que de fotografia não percebo nada, é esta a sua enorme dimensão como fotógrafo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Claro que toda a gente percebeu que estou a falar do Mário!

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *