No próximo dia 19 de fevereiro (quinta-feira), terá lugar a sexta conversa da 3.ª temporada do EntardeCER, iniciativa do CER – Centro de Estudos Regionais.
O encontro decorrerá no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, a partir das 17h30.
Desta vez contamos com a participação de Miguel Seabra para nos falar sobre “Os clubes de futebol e seus adeptos: identificações, diferenças e violências”.
A palestra abordará a forma como os clubes de futebol e os seus adeptos constroem sentimentos de pertença e identidade, mostrando também como o apoio ao clube vai muito além do jogo. Estes processos criam grupos e comunidades, mas também diferenças e rivalidades e, por vezes, conflitos e violência. Procurar-se-á, assim, compreender o papel do futebol na vida social e nas emoções coletivas. Estas análises serão enquadradas nas dinâmicas históricas e institucionais do futebol.
PUBDaniel Seabra é licenciado em Antropologia pela Universidade Fernando Pessoa, mestre em Antropologia pela Universidade do Minho e doutorado em Ciências Sociais – especialidade em Antropologia Social e Cultural. É docente da Universidade Fernando Pessoa e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS-NOVA, assim como do Observatório Permanente Violência e Crime. É coordenador científico do Observatório da Violência Associado ao Desporto. Desenvolve investigação no domínio da Antropologia e Sociologia do Desporto, com particular incidência nos grupos organizados de adeptos de futebol e no hooliganismo. Centra também a sua investigação nas relações entre desporto, violência, dimensões sociais e identidades coletivas.
A conversa será moderada por António Cardoso, da Direção do CER.
O EntardeCER é um conjunto de conversas sobre os mais diversos assuntos, ao final da tarde, realizadas num ambiente tranquilo, entre homens e mulheres que partilham o gosto ancestral da conversação e o interesse pelo património cultural. As conversas do projeto EntardeCER são moderadas por Associados do CER e têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, entre setembro de 2025 e junho de 2025. A iniciativa é aberta ao público em geral, estando limitada à lotação da sala.












