Ponte de Lima revive a tradicional Serrada da Velha

O Municipio de Ponte de Lima em colaboração com os Pequenos Atores do Lima promovem a 26 de março a secular tradição da Serrada da Velha.

A Serrada da Velha é uma antiga tradição popular integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação, recebendo várias leituras: destruição do que é velho para dar lugar ao novo; celebração da “expulsão da morte” que marca, no limiar da primavera, o renascer do novo ano agrário; personificação do ano velho; personificação da Quaresma, da qual marca o meio; a irreverência da Serração da Velha contrastante com a austeridade da Quaresma, estando aí parte da sua força enquanto momento de crítica social; a Serração da Velha como um incompreensível desaforo; representação de um antigo ato mágico que expulsava o Inverno para não molestar os homens; ritual de crítica social, ruidoso e trocista, onde a velha resume os males do grupo.

Em Ponte de Lima esta tradição realiza-se na quarta-feira da terceira semana da Quaresma, com início às 21 horas no Largo de S. João seguindo para o Largo de Camões, acompanhados pelo Grupo de Bombos de S. Marçal de Ponte de Lima, onde acontece um dos momentos mais emblemáticos da cultura popular local, a Serrada da Velha.

Consulte em: www.cm-pontedelima.pt

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas