Mais do que rumores que circulam nos meios políticos em Vila Nova de Cerveira (e não só), onde Rui Teixeira é o actual presidente da Câmara Municipal, uma fonte da própria CIM que nos solicitou a confidencialidade «por ser uma matéria sensível» nesta altura, confirmou ao MINHO DIGITAL que «não há fumo sem fogo». E concluiu com um sorriso: «Nenhuma posição será assumida antes das eleições de 12 de Outubro. E por aqui me fico, não vale a pena insistir…»
A confirmar-se, Rui Teixeira – que já ocupou essa função na ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) – e que se recandidata nas próximas eleições autárquicas à presidência da autarquia cerveirense, cederia a sua posição ao número 2 que é o também socialista António Quintas.
O MD contactou o ainda presidente da Câmara Municipal que reconheceu estar a par da situação e desmentiu essa intenção. «Não assumo, até porque acredito que vou vencer e, por isso, serei reeleito e cumprirei novo mandato». O autarca adiantou que há uma acta da CIM que na altura indicou Manoel Baptista (presidente em Melgaço) para o tal lugar a preencher no Hospital. «Eu próprio falei com o Dr. Jorge Mendes que é o chefe de gabinete da Ministra da Saúde e me garantiu que a proposta da CIM está nas mãos da CRESAP que é a entidade da administração pública que avalia e tem sempre a última palavra após verificar se qualquer candidato tem condições, neste ou outro lugar, apreciando o currículo, habilitações e experiência naquela área». Ora acontece que Manoel Baptista nem tem o curso especialmente técnico e de gestão hospitalar que lhe permitiria ocupar um lugar no Conselho de Administração da ULSAM.
E, sendo assim, a CIM teria de indicar outro nome. Dos autarcas actuais que por força da lei não se puderam recandidatar e mesmo os que teoricamente poderão perder os mesmos cargos a sufrágio, o único que se encaixa e que já anteriormente foi aprovado pela CRESAP, é precisamente Rui Teixeira. «No passado, esta entidade pública chumbou o nome de Tiago Saleiro e teve de se procurar alternativa» – sublinha o presidente da CM de Vila Nova de Cerveira.
PUBO MD contactou, também, António Quintas, a pessoa que alegadamente substituiria com a saída Rui Teixeira. «Desconheço do que me fala e nem coloco a hipótese de o PS perder as eleições» – assegurou antes de, repentinamente, desligar a chamada telefónica. Victor Pereira, presidente da Federação Distrital Socialista reagiu do mesmo modo e com idêntico gesto.
Mais compreensivo pelo interesse público de procurar aclarar esta situação, mostrou-se José Cardoso, presidente do Conselho de Administração da ULSAM. «Sobre cenários partidários e políticos, como entenderá, não me cabe comentar. Posso apenas adiantar-lhe que recebemos uma informação da CIM em que indica o Dr. Manoel Baptista para a nossa Administração». E sustenta que a decisão final «terá sempre de passar pelo crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública [CRESAP]».











