Valença realiza simulacro “A Terra Treme“ para reforçar preparação sísmica nas escolas

Valença associou-se, esta quarta-feira, 5 de novembro, ao exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa que pretende sensibilizar e preparar a população para saber agir em caso de sismo.

O simulacro mobilizou toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, envolvendo alunos, professores e funcionários, em estreita articulação com o Município de Valença e a Proteção Civil Municipal.

Promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o exercício tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e da adoção de comportamentos seguros antes, durante e depois de um sismo.

O Vereador Arlindo Sousa, responsável pelos pelouros da Proteção Civil e Educação, acompanhou o exercício e sublinhou “a importância de sensibilizar os mais jovens para a adoção de comportamentos seguros, pois pequenos gestos podem salvar vidas”.

PUB

Durante 60 segundos, os participantes colocaram em prática os três gestos fundamentais de proteção — Baixar, Proteger e Aguardar —, ações simples que podem fazer a diferença em caso de emergência sísmica.

Esta iniciativa voltou a evidenciar o papel essencial da formação e da prevenção na construção de uma comunidade mais preparada e resiliente.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Ao longo do ano letivo, a Câmara Municipal de Valença e o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho continuarão a promover ações e exercícios práticos que reforcem a cultura de segurança nas escolas e na comunidade em geral.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas