O Centro Cultural de Viana do Castelo foi, este domingo, palco da VIII Gala do Desporto, que distinguiu 257 atletas que foram campeões nas épocas desportivas de 2023 e 2024, conquistando títulos nacionais, europeus ou mundiais.
Na cerimónia, que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo, subiram ao palco atletas de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bilhar, canoagem, capoeira, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, hóquei em patins, judo, kickboxing, kung fu, motocicislimo, muaythai, natação, patinagem artística, remo, surf, ténis, ténis de mesa, tiro, trail, vela, voleibol e xadrez.
Nesta VIII Gala do Desporto foram destacados 27 clubes campeões ou com campeões, bem como duas escolas. Entre os distinguidos, contam-se 13 atletas universitários, 23 atletas vianenses que representam clubes de fora do concelho, 38 atletas com pódios europeus e universitários e ainda um atleta com dois pódios olímpicos, de campeão e vice-campeão.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou esta gala um momento “de reconhecimento coletivo” do trabalho dos atletas. Agradeceu o trabalho feito pelos clubes, associações, dirigentes, técnicos, atletas e equipas, que “fazem um trabalho absolutamente incrível para que estes resultados possam surgir”, sempre com o apoio “das famílias” na retaguarda.
PUB“Vocês são os fazedores, os obreiros que fazem com que cada atleta possa realmente dedicar-se aos seus objetivos, sempre com o vosso apoio”, frisou o autarca.
“Os nossos atletas dão notoriedade, projeção e identidade à nossa cidade e, por isso, tenho de vos agradecer por tudo aquilo que fazem no desporto e por tudo aquilo que fazem além do desporto”, rematou Luís Nobre.
De acordo com o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, o número de clubes e associações desportivas aumentou cerca de 10%, “sinal claro de dinamismo, envolvimento local e crescimento da base de apoio”. “Criámos mais 6 modalidades oficialmente integradas, abrindo portas a novos públicos, novos talentos e a nova oportunidades”, afirmou o vereador.
Ricardo Rego indicou que o número de atletas federados cresceu em praticamente todas as modalidades, com um aumento médio na ordem dos 20%. O número de atletas diretamente apoiados pelo município também triplicou.
PUBNo entanto, referiu o vereador, “o mais estruturante de todos os avanços: demos o primeiro passo rumo a um modelo de apoio mais justo, regular e equitativo, com base em critérios claros – atividade desportiva e número de atletas, mas que precisa ainda ser amplamente discutido e efetivamente regulamentado”.
Viana do Castelo conta atualmente com cerca de 6.200 atletas federados, cerca de 12.000 atletas não federados. O concelho tem 110 clubes, nas quais são praticadas 60 modalidades.
Na VIII Gala do Desporto de Viana do Castelo, foi entregue o Prémio Especial do Município à árbitra de futebol Sara Diana Pereira Alves, natural da freguesia de Alvarães.
PUB
Prémio Especial – Câmara Municipal de Viana do Castelo
Natural da vila de Alvarães, onde nasceu a 18 de junho de 2000, e filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo, a jovem Sara Alves realizou o primeiro jogo, como árbitra, em 2018.
Seguiu o seu percurso como árbitra assistente da Primeira Liga Feminina durante duas épocas, onde se destacam 3 derbies e presenças em vários torneios internacionais.
Ao mesmo tempo, começou a preparar-se como árbitra principal e concorreu aos quadros masculinos da Federação Portuguesa de Futebol em 2023, sendo nessa altura a única árbitra nos quadros masculinos.
Nas últimas duas épocas realizou jogos em diferentes competições (Campeonato de Portugal, Liga BPI, Liga Revelação e Competições Jovens), com especial destaque para as duas finais realizadas em 2024 e presenças como 4.ª árbitra em jogos internacionais e um jogo na Primeira Liga Masculina.
O Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo foi atribuído à ex-ciclista Ana de Oliveira Barros, natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo.
Prémio Homenagem – Câmara Municipal de Viana do Castelo
Ana Barros nasceu a 5 de fevereiro de 1973, em Santa Marta de Portuzelo.
Iniciou a carreira como infantil em 1979 e retirou-se em 1996, tendo representado a Tensai/Mundial Confiança e o Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.
Foi a melhor atleta/ ciclista do seu tempo, tendo vencido 39 provas entre 1989 e 1996, em Portugal e na Galiza, destacando-se seis títulos consecutivos de campeã nacional entre 1991 e 1996.
Em representação de Portugal, participou em quatro Campeonatos do Mundo, registando o melhor resultado em 1993 com o 21.º lugar, e no Campeonato da Europa de 1995, que terminou em 11.º lugar.
Nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, Ana Barros ficou impedida de participar em consequência de um acidente nas vésperas de entrar em competição, mas quatro anos depois, em Atlanta, registou um 23.º lugar a escassos três segundos da campeã olímpica, a francesa Jeannie Longo.
Durante a VIII Gala do Desporto foram ainda atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções. Como Atleta do Ano – Masculino foi distinguido Iúri Leitão.
ATLETA DO ANO MASCULINO
Iúri Leitão
Modalidade: Ciclismo
Clube que representou em 2022/23 e 2023/24: Caja Rural – Seguros RGA
Atleta internacional
Época 2023/24
Campeão Olímpico de Pista – Scratch Elites
Vice-campeão Olímpico de Pista – Omnium Elites
Campeão da Europa de Pista – Scratch Elites
Campeão Nacional de Pista – Scratch Elites
Campeão Nacional de Pista – Corrida por Pontos Elites
Campeão Nacional de Pista – Eliminação Elites
Campeão Nacional de Pista – Omnium Elites
Campeão Nacional de Pista – Madison Elites
Época 2022/23
Campeão do Mundo de Pista – Omnium Elites
Campeão Nacional de Pista – Scratch Elites
Como Atleta do Ano – Feminina foi distinguida a remadora Bruna Parente.
ATLETA DO ANO FEMININO
Bruna Parente
Modalidade: Remo
Clube que representou em 2022/23 e 2023/24: Viana Remadores do Lima
Atleta internacional
Época 2023/24
Campeã do Mundo de Remo Indoor Cat. 21-22 Anos Ligeiros
Campeã Nacional de Fundo 1x Seniores
Campeã Nacional de Velocidade 1x Sub23
Campeã Nacional de Remo Indoor Ligeiro Seniores
Campeã Nacional de Remo Indoor Estafetas Mistas Seniores
Campeã Nacional Universitária W1X
Época 2022/23
Campeã do Mundo de Remo Indoor Cat. 19-20 Anos Ligeiros
Medalha de Bronze no Campeonato da Europa 1x Sub23 Ligeiros
Campeã Nacional de Remo Indoor Seniores
Campeã Nacional de Remo Indoor Estafetas Mistas Seniores
O júri elegeu como Treinador do Ano Domingos Ferreira.
TREINADOR DO ANO
Domingos Ferreira
Modalidade: Atletismo
Clubes em 2022/23 e 2023/24: SC de Portugal e Maia Atlético Clube
Treinador desde 2001, tem formação para o treino de todas as especialidades do Atletismo, tendo-se focado nos últimos anos, e formado no mais alto grau disponível em Portugal – nível III, nos Lançamentos.
Treinou cerca de uma centena de atletas federados, durante a sua carreira.
Conta dezenas de presenças no TOP10 de Rankings Nacionais anuais, para atletas de diversos escalões.
Pódios Internacionais por Seleção: 4
Pódios Nacionais Absolutos (Sub-23 e Seniores): 15
Pódios Nacionais Juniores: 9
Pódios Nacionais em escalões de formação (Iniciados e Juvenis): 18
Pódios Coletivos Nacionais de Clubes: 10 (Campeonato Nacional de Clubes – pódios de clubes em que participassem atletas treinados por si)
+500 Pódios Regionais
Pódios Nacionais Universitários (individuais e coletivos): 15
O Atleta Revelação do Ano – Masculino é o canoísta Francisco Santos.
ATLETA REVELAÇÃO DO ANO MASCULINO
Francisco Santos
Modalidade: Canoagem
Clube que representou em 2022/23 e 2023/24: Clube Náutico de Ponte de Lima
Atleta internacional
Época 2023/24
Campeão Nacional de Maratona Short Race K1 Sub23
Campeão Nacional de Maratona Long Race K1 Sub23
Época 2022/23
Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Maratona K1 Sub23
Campeão Nacional de Maratona Long Race K1 Sub23
Campeão Nacional de Maratona Short Race K1 Sub23
Vencedor da Taça de Portugal de Maratona Long Race K1 Sub23
A Atleta Revelação do Ano – Feminino é a remadora Carolina Lima.
ATLETA REVELAÇÃO DO ANO FEMININO
Carolina Lima
Modalidade: Remo
Clube que representou em 2022/23 e 2023/24: Viana Remadores do Lima
Atleta internacional
Época 2023/24
Campeã Nacional de Velocidade 1x Juniores
Campeã Nacional de Fundo 1x Juniores
Campeã Nacional de Indoor Juniores
Vice-campeã Nacional de Velocidade 8+ Seniores, 4x Juniores e Remo Indoor Estafetas Juniores
Época 2022/23
Campeã Nacional de Velocidade 4x Juniores
Vice-campeã Nacional de velocidade 1x Juniores
O Dirigente do Ano escolhido foi Aníbal Queirós.
DIRIGENTE DO ANO
Aníbal Feliz Vieira de Queirós
Modalidades: Futebol, Voleibol e Atletismo
Iniciou o seu percurso no Associativismo como Presidente do Grupo Desportivo de Fragoso.
Em 2000, chegou à Associação Desportiva de Barroselas, como coordenador de futebol, para logo depois ser eleito Presidente da Direção da coletividade, cargo que ocupa até aos dias de hoje.
Durante a sua presidência, a AD Barroselas conquistou 22 títulos de Campeão Distrital, em todos os escalões de formação, e venceu 15 Taças AF Viana do Castelo, sendo o clube do distrito com mais Taças; além do reconhecimento em várias áreas.
Disputa os Campeonatos Nacionais desde 2008, sem interrupções e conseguiu a manutenção nos Campeonatos Nacionais por 17 ocasiões.
Durante estes 24 anos do seu mandato, a Associação Desportiva de Barroselas cresceu no número de atletas, passando de 30 para 370 atletas, na qualidade das suas instalações e na criação de novas modalidades.
Como Equipa do Ano foi selecionada a Equipa de Remo Indoor da APPACDM de Viana do Castelo.
EQUIPA DO ANO
Equipa de Remo Indoor da APPACDM de Viana do Castelo
Modalidade: Remo Indoor
A equipa de Remo Indoor da APPACDM de Viana do Castelo é composta por atletas que competem nas provas de 500m, 1000m e de Estafeta Mista (4x500m), na categoria de Deficiência Intelectual.
No ano 2023, a equipa venceu todas as competições nacionais organizadas pela ANDDI: conquistou o 1.º lugar coletivo no Campeonato de Portugal de Remo Indoor (onde se sagrou Campeã de Estafeta Mista 4x500m); no Campeonato Nacional por Escalões de Remo Indoor e na Taça Nacional de Remo Indoor.
Já em 2024, venceu a Taça Nacional de Remo Indoor e conquistou o 2.º lugar no Campeonato de Portugal de Remo Indoor.
Todos os elementos desta equipa foram formados na associação e têm somado vitórias em competições nacionais: nos anos de 2023 e 2024, contabilizaram 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 11 de bronze.
É também de referir que o atleta Jorge Miguel Sousa, desta equipa, representou a seleção nacional nos Campeonatos da Europa e do Mundo Virtus, tendo conquistado 4 medalhas de bronze.
Já como Associação Desportiva/Clube do Ano foi distinguido o Clube de Basquete de Viana.
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA / CLUBE DO ANO
Clube de Basquete de Viana
Modalidade: Basquetebol
Fundação: 19 de julho de 1997
Atletas federados: 202
Equipas: 16
Escalões: 11
Ao longo do seu percurso, o CBV conta com dezenas de campeonatos e taças distritais e regionais, sobretudo em escalões de formação, e com várias equipas a participar em competições nacionais, em diversas épocas desportivas.
Na época 2022/23, sagrou-se Campeão Distrital Sub16 em cadetes masculinos e Sub18 em juniores masculinos.
Já em 2023/24 conquistou os títulos de Campeão Distrital Sub14 em iniciados femininos e Sub16 em cadetes femininos.
A equipa sénior masculina do CBV disputa o Campeonato Nacional da I Divisão desde a época 2020/21, enquanto que a equipa feminina participa na II Divisão Nacional desde 2022/23.
Além da atividade competitiva, o clube é ainda responsável pela organização do “Ticha Minibasquete” – Torneio Nacional de Minibasquete Feminino, do Torneio Internacional – Cidade de Viana e das Tournées Distritais de Minibasquete (mini 12/10/08).
A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.
















