É já no próximo dia 3 de Agosto de 2025 que se vai realizar o XIII Festival Internacional de Música Popular da Feitosa, uma organização da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Feitosa, inserida nas comemorações do 19º Aniversário da sua fundação.
Apesar da sua atividade ser anterior, a Associação foi constituída legalmente em Setembro de 2006. Desde de então tem-se dedicado à divulgação e promoção da cultura limiana através da música popular.
Hoje a Associação da Feitosa é o maior dinamizador cultural da freguesia da Feitosa e tem uma marca evidente no panorama cultural do concelho de Ponte de Lima e na região.
Fruto da sua força e dinamismo, abraça, com muita ambição, os projetos que vão surgindo no seu percurso.
PUBA comemoração do seu aniversário foi instituída, ao longo dos últimos anos, como o evento de maior envergadura desenvolvido anualmente por esta associação. Ao longo do ano, são vários os eventos culturais oferecidos à população em geral.
Cada ano que passa, o Festival tem ganho em espetacularidade, diversidade de oferta cultural, número de participantes, espectadores… Graças às boas relações e protocolos de cooperação que a Associação vai mantendo com as suas congéneres, tem sido possível trazer à freguesia da Feitosa grupos de música, com muita qualidade, vindos muitas vezes de fora do país, o que tem permitido diversificar a oferta e divulgar esses grupos junto de nós.
Segundo a presidente da Direção da Associação, Celina Pereira, “o Festival de Música Popular da Feitosa reveste-se de grande importância, já que permite um importante intercambio cultural entre grupos de música tradicional e trazer á freguesia da Feitosa sonoridades de diferentes pontos do país”.
Será uma tarde repleta de animação, com grupos escolhidos a dedo.
PUBAssim, no dia 3 de agosto, Domingo, a partir das 14h30 terá lugar no Centro Educativo da Feitosa – Ponte de Lima, o XIII Festival de Música Popular da Feitosa, que começará com a atuação do grupo da casa, o Grupo de Música Popular da Feitosa que para além do seu vastíssimo reportório, vai apresentar alguns temas novos. Um grupo que entusiasma pela alegria e ritmo característicos da região minhota!
Do concelho de Paredes de Coura, chega-nos o Grupo de Cantigas da Associação Cultural de Padornelo. Um digno representante das tradições musicais da nossa região. Grupo com sonoridades bem animadas, composto por gente muito experiente, com vozes inconfundíveis, que vem para deixar marca em Ponte de Lima.
Segue-se um grupo que viaja desde a Serra da Estrela, nomeadamente de Gouveia, o Grupo Cantares “Os Mondeguinho”. Um espetáculo ao vivo, será um recital para todos ouvirem com muita atenção, fica a promessa.
PUBO encerramento do festival entrará a cargo do grupo que vem do distrito do Porto, mais propriamente do concelho Rio Tinto. Trata-se do Grupo de Música Tradicional Rodo Musical, um grupo que faz parte do Grupo Dramático Beneficente de Rio Tinto, que apresentará em palco música diversificada exemplarmente executada, onde a alegria a boa disposição, em palco, sobressaem com naturalidade. Destaca-se pela sua qualidade em palco e o ritmo que impõem nas suas atuações. Será a melhor forma de encerrar mais um festival.
A Organização, a cargo da Associação e Grupo de Música Popular da Feitosa, prepara uma operação logística de grande envergadura, para a dimensão desta associação, encontrando-se a trabalhar intensamente nos últimos meses, entre o pouco tempo livre que vai sobrando das atuações do Grupo de Música e demais atividades em que o grupo tem participado.
Segundo a Vice-Presidente da Direção, Adriana Cerqueira, “está tudo pensado e organizado para que esta festa seja um sucesso e que toda a gente se divirta muito. Fica aqui o convite para que toda a gente venha participar neste festival”.
Local: https://maps.app.goo.gl/Gx1jNpzS4NdMMLX28













