O candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo CHEGA, Eduardo Teixeira, e alguns elementos da sua equipa realizaram uma visita institucional aos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), onde foram recebidos pelo Presidente da Instituição, Professor Doutor Carlos Rodrigues.
O encontro teve como objetivo apresentar e discutir uma proposta integrada para a criação de um Projeto Educativo Municipal, que articule os vários níveis de ensino, regular e profissional, com as necessidades e potencialidades do território, promovendo uma ligação efetiva entre educação, formação e empregabilidade local.
Eduardo Teixeira sublinhou que a educação é uma das prioridades centrais da sua candidatura, “porque é a base de tudo, da qualificação dos jovens, do desenvolvimento social e da coesão territorial”.
PUBAcrescenta que: “Queremos construir um Projeto Educativo Municipal que una escolas, empresas e comunidade, permitindo que os percursos educativos terminem em oportunidades reais de trabalho na nossa região. O objetivo é claro: formar para fixar, garantir que os jovens não precisam de sair de Viana para encontrar o seu futuro”.
De acordo com o candidato, esta proposta será um eixo estruturante do programa autárquico, assumindo a Câmara Municipal um papel de charneira entre o sistema educativo, o tecido empresarial e as necessidades reais da comunidade, criando uma rede articulada que potencie as capacidades locais e promova a coesão social.
Durante a reunião, foi ainda abordada uma questão que Eduardo Teixeira considerou reveladora da falta de ligação entre o Município e as instituições de ensino superior da região:
“É lamentável que no Conselho Consultivo do IPVC não exista qualquer representante do Município. Isso demonstra falta de interesse e ausência de visão estratégica por parte da atual governação. Um concelho que quer fixar jovens e promover o conhecimento tem de estar presente, tem de se fazer ouvir e de colaborar ativamente com as instituições. A Câmara tem de ser parte da solução, não um elemento ausente.”
PUBO candidato a vereador José Belo, professor e um dos responsáveis pelo setor da Educação na candidatura, destacou a forma construtiva como decorreu a reunião:
“A reunião decorreu num excelente ambiente e a proposta foi muito bem recebida, indo ao encontro das necessidades do IPVC, que sempre se afirmou neste território como uma instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento regional. A articulação entre escolas, ensino superior e empresas é o caminho certo para valorizar o talento local e criar oportunidades reais para os nossos jovens.”
O CHEGA pretende, com esta iniciativa, “fortalecer o papel de Viana do Castelo enquanto cidade do conhecimento e da inovação, promovendo um modelo de desenvolvimento que valorize o ensino, a qualificação e a ligação ao território”.
PUB“Educar é preparar o futuro. E o futuro de Viana do Castelo depende da nossa capacidade de reter talento e criar condições para que os jovens possam aqui viver, trabalhar e construir o seu projeto de vida”, concluiu Eduardo Teixeira.


PROPAGANDA VANDALIZADA
CHEGA condena atos de vandalismo contra material de campanha e apela ao respeito democrático
A candidatura do CHEGA de Viana do Castelo vem lamentar e condenar os «atos de vandalismo reiterados que têm ocorrido contra o material de campanha do partido incluindo cartazes destruídos, removidos e danificados em várias freguesias do concelho».
«Estes episódios, infelizmente cada vez mais frequentes, são um atentado à liberdade de expressão e à democracia, valores fundamentais que devem ser respeitados por todos, independentemente das diferenças políticas. A liberdade de cada candidatura apresentar as suas ideias, projetos e propostas é um direito constitucional, e qualquer forma de destruição de material de campanha é uma ação antidemocrática e inaceitável» – denuncia em comunicado a Distrital do CHEGA.
O CHEGA de Viana do Castelo reafirma que «repudia este tipo de comportamentos, não apenas quando nos atingem, mas sempre que acontecem, seja qual for o partido visado.
Os atos de vandalismo nada acrescentam ao debate político pelo contrário, empobrecem a democracia e ofendem o direito dos cidadãos a escolher livremente o seu futuro».
O candidato à Câmara Municipal, Eduardo Teixeira, sublinha que «a política deve ser feita com ideias, com coragem e com respeito. Os vianenses merecem uma campanha limpa, baseada em propostas e não em ataques. A destruição não é opinião é vandalismo, e deve ser condenada por todos.»
A candidatura «continuará o seu percurso com serenidade, determinação e foco, sem se deixar intimidar por atos que tentam descredibilizar o trabalho político sério e transparente que tem vindo a ser desenvolvido. “Não nos metem medo. Vamos continuar com a mesma força, com o mesmo propósito» – concluem.

EDUARDO TEIXEIRA VISITA ‘O BERÇO’ E POTENCIA DÁDIVA DE 12 MIL €
O candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo CHEGA, Eduardo Teixeira, visitou nesta sexta-feira, 10 de outubro, acompanhado pela sua equipa, a Associação “O Berço”, uma instituição de referência no acolhimento de crianças em situação de risco, instalada em Viana do Castelo.
A visita decorreu no âmbito da agenda eleitoral da candidatura, «reforçando o compromisso» assumido por Eduardo Teixeira em estar próximo das instituições sociais e solidárias do concelho, consideradas pelo candidato «uma prioridade absoluta», pelo «papel essencial que desempenham na proteção dos mais vulneráveis e na promoção da dignidade humana».
A Associação “O Berço” é uma IPSS de enorme relevância social, que acolhe bebés e crianças vítimas de maus-tratos físicos e emocionais, abusos, negligência, pobreza extrema e abandono familiar. A instituição tem como missão “promover, defender e dignificar a vida humana”, proporcionando às crianças um ambiente seguro, onde possam recuperar das sequelas sofridas, reencontrar a esperança e sentir-se novamente no direito de ser crianças.
Durante a visita, a direção da instituição partilhou com Eduardo Teixeira as dificuldades e desafios que enfrentam diariamente, nomeadamente a necessidade urgente de uma viatura elétrica, essencial para garantir deslocações seguras e regulares no acompanhamento das crianças e nas respostas sociais prestadas à comunidade.
A instituição já havia conseguido um financiamento parcial para a aquisição da viatura, mas faltavam ainda 12 mil euros que, pelas limitações financeiras da IPSS, não poderiam ser assegurados a curto prazo.
«Sensibilizado com a situação», anuncia a candidatura de Eduardo Teixeira, «mobilizou de imediato uma solução através da intervenção solidária» do representante português presente nas ações da campanha da empresa Summit Nutritionals International, presidida pelo empresário e filantropo César do Paço. «Reconhecendo a importância do projeto e a urgência da resposta», César do Paço prontificou-se a doar os 12 mil euros em falta, completando assim o valor total necessário para a aquisição da viatura elétrica.
«Foi um momento profundamente emocionante. A Associação O Berço tem uma missão nobre, que toca no coração de todos nós. Fiquei feliz por, em poucos minutos, termos conseguido resolver uma necessidade tão concreta e urgente. É mais um exemplo do que significa responsabilidade social e solidariedade. O Berço é uma instituição que merece todo o nosso respeito, apoio e admiração», afirmou Eduardo Teixeira, «visivelmente emocionado».
O candidato aproveitou ainda para deixar uma crítica firme à falta de apoio da Câmara Municipal às instituições sociais, sublinhando que «é preciso que venham beneméritos de fora para resolver problemas que o município deveria apoiar. Conseguimos fazer esta ponte para uma verba que faz toda a diferença na vida desta instituição, mas que nunca deveria depender apenas da boa vontade de quem está longe.»
«Para estas causas, nunca há dinheiro. Mas para comprar equipamentos e inaugurar obras apenas para a fotografia, há sempre orçamento disponível. É isto que tem de mudar em Viana. As prioridades têm de ser as pessoas», acrescentou.
Eduardo Teixeira reforçou ainda que «o trabalho das IPSS deve ser valorizado e apoiado com políticas municipais mais próximas, humanas e céleres», garantindo que, caso seja eleito, a Câmara Municipal de Viana do Castelo «terá um papel ativo de cooperação direta com estas instituições, assegurando apoios estruturais e respostas eficazes».
A visita terminou com «palavras de reconhecimento e gratidão» à equipa técnica e diretiva da instituição, pelo empenho, dedicação e sensibilidade com que, diariamente, acolhem e protegem crianças em circunstâncias de vida tão frágeis.
«Este foi um dos momentos mais marcantes da nossa campanha. Porque amar Viana é, também, cuidar de quem mais precisa. E este gesto solidário prova que, quando há vontade e união, é possível transformar a vida de quem mais necessita», concluiu Eduardo Teixeira.
O CHEGA reafirma, assim, o seu compromisso em defender e apoiar as instituições que verdadeiramente cuidam das pessoas, promovendo uma política de proximidade, verdade e solidariedade real, capaz de valorizar o trabalho social e dignificar quem mais precisa de apoio.

EDUARDO TEIXEIRA COM ANDRÉ VENTURA ENCERRA CAMPANHA EM SANTOINHO
O líder do CHEGA, André Ventura, estará esta 6ª feira, a partir das 18.00 horas, na Quinta de Santoinho onde será encerrada a Canpanha. #
«Uma presença importante que simboliza o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido por Eduardo Teixeira e pela equipa do CHEGA em Viana, bem como a importância estratégica do concelho para o futuro político do partido» – realça em comunicado o CHEGA.
«Uma campanha marcada pela proximidade, pela força das ideias e pela mobilização crescente dos vianenses em torno do projeto, Eduardo Teixeira sublinha que “encerrar esta campanha com a presença do nosso líder é um motivo de enorme orgulho e confiança. Foi uma caminhada intensa, de muito trabalho, contacto com as pessoas e verdade. O CHEGA mostrou que está preparado para governar Viana do Castelo com transparência, rigor e proximidade.»
O candidato Eduardo Teixeira acrescentou ainda que «terminamos em grande, com a convicção de que Viana vai fazer história. Sentimos o apoio e a confiança dos vianenses, que acreditam num novo rumo para o concelho. Esta campanha mostrou que as pessoas querem mudança, querem soluções e querem uma liderança firme.»
O comício no Santoinho reunirá candidatos às Juntas de Freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal, «num ambiente de entusiasmo e esperança» – garantem.
Eduardo Teixeira fez ainda questão de agradecer a todos os que participaram ativamente nesta campanha, afirmando que «cada freguesia, cada abraço e cada palavra de apoio deram-nos a força para continuar a lutar. Viana merece mais e é por isso que estamos aqui.»
O encerramento da campanha do CHEGA em Viana do Castelo «promete ser uma grande demonstração de união, força e determinação, com a presença do líder nacional, André Ventura, que irá dirigir-se aos vianenses para reforçar a importância desta eleição e o compromisso do partido com a mudança que o concelho tanto precisa» – realçam.













