O Auditório Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, foi o palco de um Concerto Coral memorável organizado pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora, realizado ao final da tarde do passado dia 25 de Abril.
Apesar de ser um dia pleno de atividades evocando o 25 de Abril, a assistência não se fez rogada enchendo o Auditório, estando representados os executivos da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
Desta feita, o Orfeão de Vila Praia de Âncora teve como convidado o Coral Solera Berciana da cidade de Ponferrada, capital da região de Bierzo, província de Leão, Comunidade Autónoma de Castela e Leão, e que, como Vila Praia de Âncora, Ponferrada constitui também uma das etapas principais do Caminho de Santiago.
O Presidente do Orfeão, Francisco Presa, apresentou o Coral convidado e a sua Diretora Lucia Iglesias Silva, que foram recebidos com generosos aplausos.
A abrir a sua atuação o Coral Solera Berciana cantou sete peças “Los Gavilanes” (Coro de Pescadores), “Memory” (Andrew Webber), “O Sole Mio” de E. Di Capua, “Lela”, popular galega, “Sonidos del Silêncio”, de Simón y Garfunkel, “Nostalgia”, Andante Cantabile de Alberto Morán Luna, tendo terminado com a peça “Me Gusta el Bierzo”, de Tanea e Hermanos Aguero.
Uma excelente atuação que granjeou amplo aplauso do público. Seguiu-se o anfitrião, Orfeão de Vila Praia de Âncora, sob o batuta do seu Maestro Francisco Presa.
A abrir cantou 7 Canções Heróicas, de Fernando Lopes Graça, perfeitamente enquadradas no espírito do 25 de Abril: “Acordai” e “Jornada” com letras de José Gomes Ferreira, “Cantemos o Novo Dia” letra de Luísa Irene, “Combate”, letra de Joaquim Namorado, “Ronda” letra de João José Cochofel, “Livre” e “Canto de Paz”, letra de Carlos Oliveira.
Seguiram-se mais quatro peças “Campo Queimado” com letra de Raúl de Carvalho e música de Fernando Lopes Graça, “Por qué Cantamos”, letra de Mário Benedetti, música de Alberto Favero com arranjo de Liliana Cangiano, “País Cansado” com letra e música de César Magalhães e “Para os Braços de Minha Mãe”, letra e música de Pedro Abrunhosa e harmonização de Rui Ferreira.
Uma atuação que foi fortemente ovacionada e que marcou o excelente momento coral do Orfeão.
A fechar o concerto e como estava previsto seguiu-se um momento de atuação conjunta dos dois corais, com a interpretação de duas peças. “O Vosso Galo, Comadre”, canção galega de M. Groba e “Gota de Água”, popular portuguesa, versão de António Zambujo e de Uxía, cantora galega de Mós, com o público a tributar um demorado aplauso aos dois corais.
No final houve oferta de presentes ao Coral Solera Berciana por parte da Câmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e do Orfeão de Vila Praia de Âncora.
Uma iniciativa cultural que honrou o 25 de Abril, Vila Praia de Âncora e o Concelho de Caminha. Como vem sendo tradição, seguiu-se um convívio na Casa do Orfeão, estreitando as relações de amizade que unem os dois Corais e os seus coralistas.

















