Dia Mundial das Bibliotecas em Ponte de Lima

Comunicado de Imprensa
Cartaz

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) vai comemorar o Dia Mundial das Bibliotecas na próxima quarta-feira,1 de julho, com um conjunto de atividades de promoção do livro e da leitura e de divulgação da importância da BMPL enquanto “porta de acesso local ao conhecimento”, essencial para “o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais (…)” (in Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas).

O programa retoma a iniciativa “Livros sobre rodas” que, de regresso ao Largo de Camões, disponibiliza a carrinha móvel a todos os cidadãos – leitores ou não da BMPL -, e o livre acesso a revistas, jornais – nacionais e estrangeiros -, jogos, puzzles e pinturas, entre outros serviços. Desta vez, a Itinerante traz dois eventos surpresa: o primeiro – “No largo há estórias… “-, arranca às 10h00 e pressupõe a leitura animada do livro “A que sabe a lua?”, de Michael Grejniec; o segundo – “Estórias (en)cantadas” -, que dinamiza musicalmente três contos tradicionais do imaginário infantil, encerra o Dia Mundial das Bibliotecas, no Largo de Camões, pelas 18h30.

Paralelamente à Itinerante e às atividades de exterior, o programa incluirá duas outras iniciativas a decorrer no espaço físico da BMPL. O “Bibliopaper: à descoberta do mundo mágico da Biblioteca” tem início agendado para as 11h00 e promete, através de divertidos desafios e questões de interesse, envolver os jovens utilizadores na dinâmica de funcionamento da BMPL e nas suas potencialidades de crescimento. Por seu turno, a oficina “Uma história no saco: desenhos em torno do livro «A Fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas»”, de Luísa Ducla Soares, cuja materialização se fará na Sala Infanto-Juvenil da BMPL, consiste na representação visual da história narrada e debatida, por meio de colagens, em sacos de papel oferecidos a cada participante.

São, pois, vários os motivos de interesse que justificam uma visita à sua Biblioteca ou a passagem pelo Largo de Camões!

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
notadeimprensa@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Lima

Junte-se a nós todas as semanas