Câmara de Caminha “prejudica famílias” – acusa a oposição

Liliana Silva

“Famílias estão a receber agora faturas para pagar de alimentação nas escolas com 5 ou 6 meses de atraso” – a acusação é da oposição à Câmara Municipal de Caminha.

Executivo liderado por Rui Lages e com a responsabilidade do pelouro de Liliana Ribeiro, remete agora informações aos pais e encarregados de educação sobre as faturas das refeições nas cantinas escolares.

“Estas faturas estão com atraso de 5 e 6 meses prejudicando as famílias caminhenses que desta forma perdem a possibilidade de dedução destas despesas no IRS relativo ao ano de 2024” , denuncia em comunicado a coligação à Direita.

“As famílias caminhenses estão a ser deliberadamente prejudicadas pela incompetência do executivo em funções”.

PUB

Numa curta nota informativa a Coligação do Concelho em Primeiro afirma que “está solidária com todos aqueles que já demonstraram a sua revolta e preocupação com toda esta situação e lamenta que as famílias caminhenses sejam agora confrontadas com esta situação da total responsabilidade do executivo em funções”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Concelho de Caminha é o 2º no distrito de Viana do Castelo com a “água mais cara”

“Rui Lages desde sempre contra a tarifa social de água para as famílias com carências económicas”.

PUB

Numa outra nota comunicativa, a Coligação aborda um estudo da Deco, publicado no final de janeiro, que revela “dados preocupantes” relativamente às tarifas dos serviços do ano de 2024.

Os eleitos da Coligação O Concelho em Primeiro “lamentam as informações que demonstram que as assimetrias se agravaram desde a entrada do nosso município na empresa Adam, por vontade política de quem gere os destinos de Caminha há 12 anos”.

O Município de Caminha aparece no estudo da Deco como o 2º do distrito de Viana do Castelo com a fatura de água mais elevada.

PUB

Os caminhenses “pagam mais de fatura de água do que a maioria dos alto minhotos”.

E continua: “Para agravar, Rui Lages, opôs-se à proposta da Coligação O Concelho em Primeiro, para existir tarifa social de água para as famílias mais carenciadas. Não se pode aceitar que as famílias carenciadas do concelho de Caminha não possam usufruir de tarifa social de água porque Rui Lages não quer. O concelho de Caminha tem dos piores índices do distrito em termos de dinâmicas empresariais na indústria transformadora. Num concelho onde as pessoas vivem com tantas dificuldades, a fatura de água é a segunda mais elevada do distrito, só ultrapassada por Viana do Castelo”.

Acusa, ainda, a oposição de que o executivo socialista “cedeu gratuitamente as estruturas municipais à Adam, pelo que temos de pagar a comparticipação para fazer aumentos de rede de saneamento”,  bem como “não permite tarifas sociais de água e mesmo assim pagamos faturas de água elevadíssimas e incomportáveis para um grande número de famílias”.

“Uma empresa como esta que gasta o dinheiro que cada caminhense paga na fatura de água, em assessorias jurídicas, em cabazes para distribuírem entre eles, brinquedos e buffet volantes, salários milionários aos gestores e todas as outras mordomias,  é indefensável” – remata a Coligação.

 

PUB
  Partilhar este artigo

2 comentários

  1. Se agem assim em ano eleitoral, como será ( caso vençam) para 2026?

  2. Será que os “Caminhenses ” são invisuais! Não senhor Venade não são! As faturas só vem agora porque o “barril” rebentou!
    O homem da Lage, encheu o barril e “esperava” só abrir em Outubro depois da eleições, mas o Homem de Lisboa “trocou-lhe as voltas” as eleições são em 12 de outubro, e o barril rebentou, e como “tal” é necessário a nota !
    E fique atento, porque pode “ainda” surgir mais “alguma explosão!
    E as Senhoras de Caminha se esquecerem “este ato” será uma explosão parecida como “uma bomba atómica”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas