Decorreu no passado sábado, dia 4 de Outubro, o III Torneio da República, um torneio de sala com alvos triplos Las Vegas, onde o centro do alvo conta 11 pontos contrariamente aos alvos habituais nos quais o valor máximo é de 10 pontos.
Este foi já o 3.º torneio alusivo ao feriado da Implantação da República e contou com a participação de 32 atletas de 5 clube espanhóis e outros 5 clubes portugueses, desde a Corunha até Lisboa, consolidando assim a presença da organização portuguesa no calendário anual da modalidade de Tiro com Arco que arranca agora com os Campeonatos de Sala, quer em Espanha, quer em Portugal.
Os prémios deste torneio, além do troféu que este ano representava a bandeira Portuguesa, consistem num prémio pecuniário, o que atrai bastantes atletas. Neste momento, este é o único torneio em Portugal com este tipo de recompensa, sendo muito comum noutros países como Espanha e França por exemplo.
O torneio decorreu num ambiente amistoso entre todos os participantes e organização, a presença de atletas de clubes que nunca antes tinham participado nos torneios da SATA foi logo à partida uma conquista, assim como a participação de 4 atletas do Sporting Clube de Portugal que deslocaram-se quase 500km para estar presentes.
Isto reforça a posição da SATA no panorama nacional e ibérico, incentivando ainda a ambição de aumentar os prémios para a próxima edição.
Este torneio apenas distingue duas divisões da modalidade, a divisão recurvos e a divisão compound, sem qualquer distinção de idade nem sexo.Na divisão recurvos os vencedores foram:
– 1.º Marcos Rodriguez, do clube Lumelar (Espanha)
– 2.º Nuno Carneiro, do clube SATA
– 3.º David Seara, do clube Lumelar (Espanha)
Na divisão compound os vencedores foram:
– 1.º Teo Iglesias, do clube Meigarco (Espanha)
– 2.º João Almeida, do clube Sporting Clube de Portugal
– 3.º Rubém Alleres, do clube SATA
A entrega dos prémios teve a participação do presidente da Subzone, Gonçalo Nuno Oliveira, assim como do Vice-Presidente e Vereador da Ação Social, Cultura e Turismo Dr. João Oliveira.
Além destes atletas que venceram nas eliminatórias finais, foram vários os atletas que receberam pequenos outros prémios, sorteados ao longo do torneio, vales de fornecedores para a compra de material.
PUB












