Monção e Melgaço Granfondo ‘abraça’ Galiza no próximo domingo

Com partida junto ao Mercado Municipal melgacense, quando forem 9h00, a sétima edição do Monção e Melgaço Granfondo tem este ano uma importância redobrada. A vila vai consagrar os vencedores da maior competição de ciclismo amador de Portugal nos seis escalões a concurso.

A disputa pela liderança em cada uma das categorias do Troféu Superprestígio – granfondo, mediofondo e minifondo – começou em Março e termina no próximo domingo, com a realização da sexto e última prova pontuável para aquele concurso. Serão seis as camisolas amarelas que vão ser entregues assim que forem conhecidos os resultados do Monção e Melgaço Granfondo 2025.

Percorrido em plena região vinícola do Alvarinho que marca a paisagem de ambos os lados da fronteira, o trajecto levará os mais de 1200 participantes que são esperados em Melgaço a fazerem uma longa incursão por terras galegas, qualquer que seja a distância escolhida – minifondo (73 km), mediofondo (96 km) e granfondo (130 km).

A distância mais curta apresenta-se com um traçado praticamente plano que circunda o rio Minho num troço compreendido entre Monção e a emblemática aldeia de Cevide, no concelho de Melgaço. Antes de regressarem a território luso, os participantes das duas outras distâncias rumam a Norte para transporem as rampas do Poço Negro e Lisoiros, na província de Pontevedra. Uma vez do lado de cá da fronteira, o granfondo terá nos 34 km que faltarão cumprir mais 1000 metros de desnível positivo assim que ultrapassar as subidas de Fiães e Pomares.

PUB

Ainda no âmbito da programação deste evento, no domingo de manhã, às 9h30, realiza-se uma caminhada e, no sábado à tarde, quando forem 17h00, tem lugar o Monção e Melgaço Granfondo Kids, dirigido às crianças dos 5 aos 12 anos. Neste último caso, a inscrição é gratuita, havendo lugar à oferta de brindes e lanche para todos os participantes.

Créditos fotos: ©Bikeservice

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

PUB
  Partilhar este artigo

2 comentários

  1. João Verde e Ares da Raya.
    Um livro.
    A Galiza…
    E outros escritos..
    Tenho o livrove muito velhinho dos tempos da Pensão Central aos Néris., em frente da Praça Deu-la-deu….

  2. Falando de Melgaço aproveito para divulgar a Exposição da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço que é uma viagem pela obra de David Lynch, iniciada no final dos anos 1970.
    Apoio: espólio de Jean Passek.
    De 1 de Outubro a 31 de Dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas