
Parte I – Estranha Galeria.
Se no Mundo existisse uma Galeria com Quadros a contarem a História de cada País do Mundo, qual seriam as “Pinturas” que Portugal escolhia para contar a “Biografia” da pequena Pérola Lusitana de cobiçar situada à beira-mar?
Dedicava o Primeiro Quadro aos Lusitanos e Viriato, que lutaram corajosos contra os Romanos? Ou preferia começar com a Imagem do Castelo de Guimarães – Berço de Portugal. Contava de D. Afonso Henriques, o jovem Conde que transformou o seu Condado em Reino de Portugal. Ao contrário do lendário Rei Artur, é bem real. A Biografia do Primeiro El-Rei de Portugal não conta de um Segundo Reino de Camelot e Seus Cavaleiros da Távola Redonda – mas sim de um Cavaleiro, cognominado “O Conquistador” e “Rei Fundador”, que construiu o Fundamento para o Mundo conhecer a História de Portugal. Do Minho ao Algarve muita História para contar.
Apresentava o nobre e real Casal da Rainha Santa Isabel com o seu Esposo o Rei D. Dinis. O Soberano que foi surpreendido com o Milagre das Rosas e defendeu o Saber ao fundar uma das mais antigas Universidades do Mundo: Coimbra. Talvez seguia uma Pintura com imagens de Capas Negras, da Guitarra Portuguesa e do Xaile Preto – Símbolos do Fado de Coimbra e Lisboa. Acompanhado da Fotografia da nossa Grande Diva do Fado: Amália Rodrigues. Na Galeria do Mundo ao lado das Divas Edith Piaf, Maria Callas ou Marlene Dietrich. A Rainha do Fado, a Diva de Hollywood e o Pardal de Paris atuaram 1952 em Nova York no mesmo Palco: La Vie en Rose Nightclub.
PUBEnquanto o Fado conquistou o existente Mundo, o Quadro do País dos Navegadores, Descobridores e Conquistadores realça como ofereceram Novos Mundos. Na companhia de Cristóvão Colombo brilhava Fernão Magalhães, que realizou a Primeira Viagem de Circum-Navegação. “A Volta ao Mundo” levou mais do que os 80 dias no Romance de Jules Verne. Porém – descreveu a real Geografia, que a Terra não era Plana. Coragem para desafiar os que não acreditavam e não acreditam, que existiam e existem Sonhos para Além da Linha do Horizonte. Cada País homenageia as Suas Heroínas e os Seus Heróis. Estados Unidos orgulhosos de Charles Lindbergh – um Solitário que realizou o Primeiro Voo Transatlântico. Porém, não se encontra sozinho na Galaria da Aviação. Também os Portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral escolheram um Avião, a fim de comprovarem, que a “Travessia Sul Transatlântica” não era Fantasia, mas sim a Magia de Novas Tecnologias.
Pérola Lusitana
Uma pequena Pérola à beira Mar.
Com os Quadros –
Oferece Pérolas para um Colar.
Um Colar que conta sua História:
Da Tristeza à Glória.
Em Terras Longínquas ou em Portugal.
És país do Cravo e do Roseiral.
Canta o Fado da Saudade.
Deseja Paz e Felicidade.
NOTA: Continuará na próxima edição.






