Domingo será feita a apresentação de “Serra de Soajo – Património Biocultural “, que tem como objectivo a promoção e construção participativa da Serra de Soajo através da multiplicidade de actividades que nela decorrem.
Esta acção é a primeira de um conjunto de actividades, no sentido de promover a Serra de Soajo como um destino de vivências em turismo sustentável.
Na Serra de Soajo, o tempo moldou mais do que montanhas. Aqui, cada curva do trilho, cada pedra nos espigueiros, cada rebanho que percorre os lameiros em silêncio ancestral conta uma história: a da relação íntima e profunda entre a natureza e o ser humano.
É essa ligação viva, antiga e ainda resistente ao tempo, que chamam de “Património BioCultural” — uma herança única, feita de paisagem e cultura, biodiversidade e sabedoria local e assim pretendemos valorizar o seu património, incentivando práticas tradicionais como o pastoreio extensivo, e dinamizando a fruição da natureza através das actividades de turismo de natureza.
Domingo dia 27, pelas 14.30h, na Fraga da Mó em Soajo,será dado este primeiro de passo de apresentação e dinâmica participativa, convidando os participantes a refletirem nas temáticas que pretendem desenvolver, contribuindo com ideias, sugestões para o enriquecimento do projecto a longo prazo.
Esta iniciativa visa reconhecer, preservar e dinamizar esse património, através de uma abordagem agregadora, que une a comunidade, viajantes e agentes turísticos e entidades públicas e privadas.
Este projecto é uma iniciativa integrada no Soajo Outdoor Fest , promovido pela Associação Soajo Identidade e Património com o apoio da Junta de Freguesia de Soajo, que irá estar representada pelo Ivo Batista, em parceria com a Comunidade Local de Baldios de Soajo, representada por António Cerqueira e a Soajo Nomadis, representado por Manuel Lage.











