Um passo em frente para o Portinho de Vila Praia de Âncora

vila_praia_de_ancora

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. deu um passo importante para melhorar as condições de trabalho dos pescadores de Vila Praia de Âncora, com a instalação da grua para descarga de pescado no molhe fixo do pontão do Porto de Mar.

A comunidade piscatória local, endereçou um agradecimento ao Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Eng Faia, e ao Diretor da Docapesca Norte, Arq Nuno Coelho, pelo “empenho e compromisso com este investimento essencial para a operacionalidade do porto”.

“Nem sempre as diferenças de perspetiva são um obstáculo – pelo contrário, quando há diálogo persistente, respeito institucional e compromisso entre todas as partes envolvidas, é possível alcançar soluções que beneficiam toda a comunidade. As associações, as comunidades e as instituições públicas desempenham papéis complementares, e quando há pressão cívica bem dirigida, diálogo responsável e abertura para a construção de consensos, os avanços acontecem” – acrescentam.
No comunicado destacam que o caminho “ainda é longo”. “Há ainda muito por fazer para garantir que o Porto de Mar de Vila Praia de Âncora se torne uma infraestrutura moderna, segura e funcional para todos aqueles que dele dependem. Acreditamos nas instituições e na sua capacidade de responder aos desafios, e sabemos que a força da nossa comunidade e das nossas associações continuará a ser determinante para concretizar as mudanças necessárias”.
No próximo dia 31 de março, terá início a requalificação do pontão flutuante destinado aos pescadores profissionais do porto. Mais uma etapa importante para a valorização desta infraestrutura, que precisa de ser encarada como um pilar fundamental para a sustentabilidade da pesca e do tecido económico e social de Vila Praia de Âncora.
“Que este seja mais um passo num caminho de evolução, responsabilidade e compromisso entre as comunidades piscatórias, as entidades públicas e os decisores políticos. Só assim podemos garantir um futuro mais forte para a pesca e para aqueles que, todos os dias, fazem do mar a sua vida” – concluem.

 

PUB

A Coligação o Concelho em Primeiro agradece ao Ministro da agricultura e pescas#

“Promessas feitas estão a ser cumpridas”, segundo a A Coligação O Concelho em primeiro ( OCP)  que “parabeniza publicamente a ação do Ministro José Manuel Fernandes junto dos organismos que tutela”.

O Ministério da Agricultura e Pescas reuniu no início do mês com a Apa, Docapescas e DGRM de forma a trabalhar em modelos articulados entre entidades responsáveis com vista à resolução de diversos problemas que afetam os pescadores.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

Em Vila Praia de Âncora, segundo esta Coligação, “a ação do Governo, no seu todo, já se tem vindo a sentir desde o início de funções do Ministro José Manuel Fernandes, através da resolução de situações que estavam há alguns anos para serem resolvidas”.

“Sabemos que não é possível fazer tudo em 8 meses, mas muito foi feito. Iniciou-se há 8 meses o caminho de resolução de problemas. Fez-se mais em 8 meses do que nos 8 anos anteriores”.

PUB

A Coligação O Concelho em Primeiro já tinha dado nota da questão da máquina de gelo e do guincho que “foram problemas resolvidos” pela atual tutela.

“Hoje ficamos contentes com a instalação da grua para descarga do pescado no molhe fixo do pontão norte”, afirma a OCP.

No final do mês irá iniciar-se a requalificação do pontão flutuante destinado aos pescadores profissionais do porto.

PUB

São boas notícias para a comunidade ancorense, para todos os pescadores e para a associação de pescadores que tem lutado heroica e diariamente por melhores condições para o Porto de Mar.

Em 8 meses de gestão do atual Governo, Vila Praia de Âncora “foi colocada no mapa da resolução de problemas estruturais. Temos a certeza que muitos outros serão resolvidos porque o que tem sido prometido têm cumprido. Pode não ser em tempo mais célere por via das burocracias deste país, mas quando há vontade, as situações resolvem-se”.

Rui Lages: “Com atraso, mas mais vale tarde do que nunca!”#

O presidente da Câmara de Caminha, confrontado sobre o tema, alegou que “Efectivamente a DOCAPESCA procedeu à colocação de uma grua para apoio à actividade de pesca. Foi feito o que tinha de ser feito, já com atraso, mas mais vale tarde do que nunca”. Contudo, para o autarca, “com o estado elevado de assoreamento  do porto de mar, pouco importará termos gruas se o risco do exercício da pesca aumenta de dia para dia”.

E advertiu: “Como referiu um pescador há bem pouco tempo, estamos perante um poço de morte neste portinho”, pelo que “exigimos que o trabalho estrutural seja feito”.

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas