Valença apresenta candidatura “Fortalezas Abaluartadas da Raia” à UNESCO

Os Paços do Concelho de Valença recebem a apresentação pública da candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) a Património Mundial da UNESCO, na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 14h30.

A primeira candidatura, em série, apresentada por Portugal, de um bem de património material, que Valença integra, o valor excecional desta candidatura e o plano de gestão associado aos conjuntos fortificados de Valença, Almeida e Marvão estarão no centro desta sessão.

A sessão estará aberta à participação de todos os interessados.

PUB

Caberá ao arquiteto João Campos a apresentação do processo de candidatura e ao arquiteto Fernando Cobos do Plano de Gestão. Segue-se a intervenção “O papel da tutela na Gestão e Preservação do Património”, a cargo do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Dr. Jorge Sobrado. “Benefícios e Desafios de uma Classificação como Património Mundial da UNESCO”, a cargo do Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, será outra das intervenções do ato.

A sessão contará com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Valença e Almeida e do vice- presidente da Câmara de Marvão assim como de diversas entidades locais e nacionais ligadas ao património cultural.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
Manso Preto

O dossier de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” encontra-se atualmente na sede do Centro de Património Mundial da UNESCO, em Paris, para apreciação. Esta candidatura foi a única apresentada por Portugal à UNESCO no início deste ano de 2025.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas