A rubrica “Um rosto, uma história” dá voz aos rostos por detrás dos comércios locais da Fortaleza, partilhando nas redes sociais as suas histórias, vivências e contributo para a identidade de Valença.
Na Fortaleza de Valença, cada rua, cada loja e cada montra guardam muito mais do que produtos para vender, guardam vidas inteiras de dedicação, sonhos concretizados, saberes partilhados e afetos criados ao longo do tempo. Foi com base nesta consciência que nasceu a rubrica “Um rosto, uma história”, uma iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) de Valença que pretende dar rosto, voz e alma aos negócios locais, destacando as pessoas que diariamente contribuem para o carácter único deste território.
Esta rubrica dá lugar à partilha de histórias de pessoas que dedicam a sua vida ao comércio da Fortaleza. Por detrás de balcões e vitrinas, encontramos percursos marcados pela coragem, persistência, inovação e paixão. São pessoas que abraçam o comércio como forma de vida e que transformam cada atendimento numa experiência de proximidade e autenticidade.
“Esta iniciativa junta dois elementos que valorizamos muito em Valença, as pessoas e os comércios. Mais do que promover um negócio, esta rubrica permite-nos sentir a essência de cada espaço e reconhecer a história que lhe dá vida. É gratificante ver a dedicação e a paixão que os comerciantes colocam no que fazem, e poder partilhar isso com a comunidade é sem dúvida um orgulho”, sublinha José Manuel Vaz Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença.
PUBDesde o seu lançamento nas redes sociais, a rubrica tem gerado uma forte adesão e envolvimento por parte da comunidade. Esta iniciativa visa também reaproximar os cidadãos dos seus comerciantes, recordando que, por detrás de cada negócio local, há alguém com uma história para contar e que escolheu permanecer, inovar e resistir num centro histórico com alma e identidade.
“Um rosto, uma história” é, acima de tudo, um exercício de memória, afeto e reconhecimento. Um projeto que humaniza o comércio local e reforça os laços entre gerações, entre habitantes e visitantes, entre tradição e futuro.
“Quem está cá dentro reconhece a grandeza do nosso comércio, mas esta rubrica é uma excelente forma de contar as histórias por detrás dos nossos negócios a quem nos visita. É um convite a conhecer a essência do que aqui se faz e vive”, realça José Luís da Rocha Ceia, Presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho.
Com “Um rosto, uma história”, o Valença Digital pretende reforçar a sua estratégia de valorização do património humano e emocional do comércio local, dando visibilidade a narrativas reais, que revelam o impacto profundo da relação entre os comerciantes e a sua cidade
PUBJunte-se à dinamização da nossa fortaleza. Visite Valença e descubra todas as iniciativas deste projeto.
Valença Digital é um projeto financiado pelo PRR, inserido nos Bairros Comerciais Digitais, que visa promover a digitalização do comércio e dos serviços, através da modernização tecnológica dos negócios locais e da integração das cadeias de abastecimento e escoamento. O objetivo é aumentar a competitividade e a resiliência do comércio e serviços, através da adoção de ferramentas digitais e da criação de novos canais de venda online.












