Os oito tópicos abaixo trazem o trivial do ‘Dia da Mentira’. E pode acreditar: não há fanfarronice no Acredite Ou Não.

1. Onde e como surgiu o ‘ Dia da Mentira ‘?

Carlos IX (Foto: Wikimedia)

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Historiadores afirmam que o ‘Dia da Mentira’ surgiu na França, durante o reinado de Carlos IX, entre 1560 e 1574. Até o início do século XIV, o ano novo era celebrado em 25 de março, com o começo da primavera, e as comemorações iam até o dia 1° de abril. No ano de 1562, porém, o papa Gregório XIII instaurou o calendário gregoriano, ainda praticado nos dias de hoje, com o início do ano em 1° de janeiro.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Carlos IX só adotou a nova data dois anos depois e, ainda assim, muitos franceses ignoraram a mudança. O apreço pela data antiga gerou muitas piadas à época. Com o termo “bobos de abril”, os brincalhões começaram a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não aconteceriam em 1° de abril. A piada alastrou-se pela Europa com o passar dos anos.

2. Diferentes nomes

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Enquanto em Portugal o 1° de Abril é chamado de Dia da Mentira, noutros países a nomenclatura é diferente. Nos Estados Unidos, a data foi batizada de April fools’ day (dia dos tolos de abril). Na Espanha, é o Dia dos Enganos. Na Itália e na França, chama-se, respectivamente, Pesce d’aprile e Poisson d’avril – o significado, porém, é o mesmo: Peixe de abril.

3. A data chega ao Brasil

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Dom Pedro II (Foto: Wikimedia)

Do outro lado do Atlântico, a primeira grande brincadeira do Dia da Mentira no Brasil foi em 1° de abril de 1848. Um jornal chamado de “A Mentira”, lançado em Pernambuco, informou, na data em questão, que o imperador Dom Pedro II havia falecido. A notícia, claro, era falsa – Dom Pedro II morreu somente em 1891, na França. O facto foi desmentido dias depois, no entanto, apanhou muitas pessoas desprevenidas.

4. A plantação de macarrão

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Em 1957, um programa da rede de televisão BBC exibiu uma falsa reportagem sobre uma suposta colheita de macarrão na Suíça. Uma família aparece a pegar massa alimentícia e coloca-a para secar ao sol. A repercussão foi tamanha que muitas pessoas entraram em contato com a emissora para saber como plantar macarrão em casa. Foi a primeira grande mentira contada na televisão.

5. Britânicos enganam brasileiros

No fim do século XX, a imprensa britânica pegou dois tradicionais veículos brasileiros com pegadinhas,a na habitual versão portuguesa de Apanhados. A Veja deu destaque, em 1983, a uma reportagem divulgada pela revista New Scientist, que falava sobre uma suposta experiência científica que criou um alimento animal-vegetal chamado “boimate”, misturando células de boi e de tomate.

Veja a página abaixo:

Já o jornal Folha de S. Paulo também foi “enganado” ao basear-se numa reportagem do jornal The Independent que afirmava que arqueólogos haviam descoberto evidências da existência da vila dos personagens Asterix e Obelix.

6. Capa de mentiras

No ano de 1999, o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), divulgou que Fernanda Montenegro havia conquistado um Oscar de melhor atriz. Na mesma capa, a publicação afirmava que o salário mínimo havia aumentado para R$ 3 mil, o jogador Ronaldinho havia sido contratado pelo modesto time de futebol São Bento e que a cura para a SIDA  e obesidade foram descobertas. Tudo mentira, é claro. A capa verdadeira da publicação, que contava com tiragem de 40 mil exemplares, estava na página seguinte da falsa.

Veja a capa:

7. Orkut na troça 

Em duas ocasiões, o site Orkut, rede social mais popular no Brasil até então, aderiu às brincadeiras do Dia da Mentira. Em 2008, o nome do site mudou para Yogurt por um dia. Já em 2011, a alcunha utilizada foi Earkut.

8. Google ainda mais engraçado

Tradicionalmente, o buscador Google apronta com os internautas no dia 1° de Abril. Duas peripécias, porém, chamaram a atenção nos últimos anos.

Em 2011, foi anunciado o lançamento da Gmail Motion, falso gadget de e-mail que não exigiria o uso do teclado para executar funções, e uma suposta inovação de um de seus escritórios: a criação de uma ferramenta de teletransporte.

Dois anos depois, em 2013, a empresa anunciou o Google Nose, ferramenta que possibilitaria sentir e transmitir cheiros na internet. Para isso, bastava aproximar o nariz da tela.