Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

2015 foi mais um «ano fantástico» na ascensão da Darque Kayak Clube

Largada de canoistas

A Darque Kayak Club conquistou vitórias atrás de vitórias durante o ano passado, ganhando o respeito e admiração de muitos clubes nacionais e mesmo além fronteiras. Movimentando milhares de jovens, entre os quais alguns deficientes, a DKC continua a remar a sua classe e, cada vez mais, torna-se uma presença emblemática da região.

Movimentou 2301 praticantes, teve 16073 unidades de utilização da DKC / Centro de Canoagem. Dinamizou 500 alunos em kayak num só dia no “Encontrão”. Teve 59 atletas federados. Subiu à 1ª divisão do Ranking Nacional de Clubes classificando-se em 10º  lugar no Ranking Nacional de Clubes da FPC em 72 clubes, obteve o 7º lugar no Ranking Nacional de Medalhas de Campeonatos Nacionais de canoagem, o 12º lugar Ranking Nacional de Medalhas em Taças de Portugal e o 7º lugar no Ranking Nacional de Veteranos. Conseguiu 8 títulos de campeão nacional, 10 títulos de vice-campeão nacional,1 título de campeão regional, 7 títulos de vice-campeão regional. Cinco atletas da DKC foram chamados a estágio da selecção nacional.

– Conquistou 109 medalhas, das quais 80 medalhas nacionais, 17 Medalhas internacionais e12 Medalhas regionais, Alcançou 33 vitórias em regatas nacionais, 4 vitórias em regatas internacionais e 1 vitória em regatas regionais tendo participado em 45 competições, das quais, 23 competições nacionais, 16 provas internacionais e 6 competições regionais, tendo sido chamados 5 atletas aos trabalhos da selecção nacional, nomeadamente Marta Pinto, Damien Launay, Antoine Launay, Gil Marques e Mara Gomes.

– Executou pelo terceiro ano consecutivo o projecto municipal náutica das escolas na vertente da canoagem, movimentou 20 atletas em estágios internacionais internos da DKC de slalom e pista e a Câmara de Viana colocou ao serviço da DKC plataforma de 80 metros

PUB

– Foi vencedor do 2º Circuito Nacional de Slalom em Mondim de Basto por clubes, conseguiu a primeira participação de atleta da DKC em competição pela selecção Nacional com Marta Pinto K1 sénior na Taça do Mundo de Fundo em Montemor-o-Velho, Damien Launay alcançou o 20º  lugar no Campeonatos da Europa de slalom Sub 23 em Carcóvia – Polónia,  teve a primeira participação de atletas da DKC em Campeonatos do Mundo  – Campeonato do Mundo de Veteranos em Montemor – o – Velho

– Teve a primeira participação de um atleta da DKC em Campeonatos do Mundo de slalom pela selecção nacional com Damien Launay – Campeonato do Mundo de Slalom 2015 em Londres, recebeu a visita do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, organizou aa primeira Gala dos Campeões nacionais da DKC.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

– Venceu em K1 sénior, K1 Vet B e K1 damas Vet A da Taça Ibérica de Slalom, em K1 damas junior e K1 damas cadete da Taça de Portugal I de Slalom, a Taça de Portugal de Pista em C1 Damas Sénior 200m, o Campeonato Regional de Maratona em K2 Vet A, a Taça de Portugal de Slalom II de K1 cadete damas, C1 cadete damas, K1 júnior damas, C1 júnior damas, K1 Vet A damas, C1 Vet A damas e C1 Vet B e a primeira prova do Campeonato Nacional de Mar em K1 Vet C,o Circuito Nacional de slalom II em K1 damas cadete e K1 menor.

– A Marta Pinto foi Campeã Nacional Universitária k1 500m e Campeã Nacional Universitária k1 200m

PUB

– Organizou a Taça de Portugal de Maratonas em Darque, Co organizou a Taça Ibérica de Slalom, Co organizou a Mini Taça de slalom em Covas, realizou a Gala dos Campeões Nacionais da DKC, participou no Roteiro do Associativismo em Viana do Castelo, participou no Dia do Associativismo em Darque e criou campo de jogos para os atletas da DKC.

–  A Junta de Freguesia de Darque aprova voto de louvor a Marta Pinto pela sua participação na Taça do Mundo de Pista.

PUB

– Também venceu a 2ª prova do Campeonato Nacional de Mar em K1 veterano C, a 2ª prova do Campeonato Nacional de Mar em K1 damas iniciado A e a 3ª prova do Campeonato Nacional de Mar em K1 veterano C.

– Celebrou protocolo com Câmara Municipal de Viana para atividade regular e celebrou protocolo com Instituto Português do Desporto e Juventude.

– Venceu o 2ª Circuito Nacional em C2 Dama cadete, K1 dama cadete, C1 dama cadete, K1 dama infantil, C1 dama infantil, K1  infantil, C1 infantil, K1 dama iniciado, K1 menor, tendo Mara Gomes e Catarina Cunha sido as primeiras atletas a competir em C2 feminino em Portugal.

– Executou 4 programas com e para jovens à DKC, de Ocupação de Tempos livres, pelo IPDJ, venceu a Maratona Internacional de Crestuma em C1 Júnior, realizou o 2º estágio internacional  de slalom de infantis e menores com TEA em La Seu D’Urgell e participou na comitiva de representação de Viana nos Jogos Atlânticos 2015, tendo apoiado a APPACDM com o Tiralo possibilitando a sua utilização e fez com que crianças do Centro Paroquial de Darque usufruíram canoagem gratuita.-  Venceu a Taça de Portugal de Maratonas em K1 veterano C, a 4ª prova do Campeonato Nacional de Mar em K1 veterano C, marcou presença nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, em Valença com um stand e em Lisboa com 27 jovens, alcançou a prata na Descida Internacional do Minho/2015 em C1 júnior com Sérgio Maciel e venceu o campeonato de slalom Castela Y León, em León em  K1 damas júnior.

PUB

– Adquiriu dois surfski, participou na organização da NELO Summer Challenger, venceu a fase final dos Torneios Abertos de slalom em K1 menor, movimentou 80 crianças do Clube de Lavra de Vila Real à DKC, assim como Instituições de ocupação de tempos livres trouxeram 400 crianças e jovens à DKC.

– Gil Marques e Valéria Araújo lideraram o Ranking nacional de infantis em slalom, foi  celebrado protocolo com todos os Agrupamentos do concelho de Viana do Castelo e com a Câmara Municipal de Viana, para assegurar a “náutica nas escolas”, deu apoio à prova de águas abertas de natação, em kayak, adquiriu um pneumático com motor, promoveu ação de formação de atletas de águas bravas, em técnicas de auto resgate na piscina de Barroselas.

– Damien Launay e Antoine Launay, da DKC, convocados para fazer testes de avaliação, pela Federação Portuguesa de Canoagem, ambos integrados na selecção nacional de slalom, promoveu estágio interno na pista Galega de Verducido, Pontevedra, da equipa sénior, júnior e veterano, celebrou de protocolo náutica nas escolas para 2015/2016 com a Câmara de Viana, organizou um estágio interno de slalom em Mondariz com Clube TEA, na Galiza, com testes cronometrados, um estágio interno internacional em Verducido – controle de pista, recebeu estágio de fotografia na DKC de três formandos da ETAP.

–  Atletas Antoine e Damien em La Pau estagiaram em dezembro pela selecção nacional, Damien Launay ofereceu o dorsal com que participou no Campeonato do Mundo em Londres pela selecção nacional, em 2015, ao seu clube a Darque KayaK Clube, realizou-se Jantar de Natal em Darque, fez-se evento Treinos do Pai Natal coloriram o Rio Lima, Gil Marques e Mara Gomes foram convocados para estágio da equipa nacional em dezembro  e DKC ganha candidatura à realização da Taça de Portugal de Maratonas para 2016 e da Taça Ibérica (co organizada com Teixugos).

(ver anexo)

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas