A Associação Portuguesa de Karaté-Do Shotokai, uma das associações mais antigas de Portugal desta modalidade das artes marciais, vai realizar em breve o seu maior evento anual, o 25º Estágio Internacional de Karaté-Do Shotokai.
Este estágio é reconhecido por reunir praticantes de várias associações nacionais e internacionais.
Contudo, este ano, será um evento de maior relevância, pois iremos homenagear os 43 anos consecutivos que os Mestres Atsuo Hiruma (Japão) e Domingos Silva (Portugal) mantêm vivo o culto desta arte marcial na nossa cidade, Viana do Castelo.
PUBNo dia 11 de novembro de 2023, pelas 20:00h, no espaço “Vianinha Eventos”, reunir-se-ão as várias associações nacionais e internacionais para homenagear o Mestre Atsuo Hiruma.
A consistência, a perseverança, dos mestres Atsuo Hiruma e Domingos Silva contribuem para que a prática do Karaté-Do Shotokai se desenvolva com ânimo e persistência em Viana do Castelo, sendo uma referência a nível nacional e internacional.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
O mestre japonês Atsuo Hiruma afirma, ”Recuerdo como si fuera ayer, mi llegada a Espanã en 1966. Entonces tenia gran ilusión […] y no mi imaginaba en áquel momento que se llegara a desarollar tanto el Karate en Espanã, y sobre todo mi escuela Shotokai, siendo la única hoy en dia en Japón, que busca la verdade del caminho del Budo y no mira al Karate Do como un mero deporte […], seguindo os ensinamentos do Señor Shigeru Egami. Consta que “Era según […] dijeron en la Embajada [nipónica em Espanha], el primer Maestro de karate que vénia a Espanã a dar classes”. Na realidade, sintetizando, o Karaté-Do Shotokai não é um simples desporto – é o físico que se transmuta no Ser, no existir do Homem em combate, na linha da frente. O primeiro combate acontece com a sua própria essência como Ser, como existente, entre o que julga ser, o que é, e o que descobre, no caminho que percorre que pode ser, sem esgotar a energia que o move, mas resolvendo-se no primeiro e último Kumite (combate) que desemboca na morte.
Todavia, que ânimo, que força, contém em si um jovem que, sem nada, cruza os mares, aquela imensidão de água que flui e que é energia pura, embarca num navio e chega a Espanha, sem saber que, naquele momento, a prática do Karaté estava proibida nesse país? Que Kumite o levava a fluir, a agir, como se estar em Hachiji-Dachi (verticalidade do Ser) fosse sempre a sua postura como Homem?
PUBÉ este SER, esta pessoa extra-ordinária que o Mestre Domingos Silva e as várias associações nacionais e internacionais pretendem homenagear: a pessoa, o Mestre, a resiliência, o Hachiji-Dachi, o silêncio, o caminho.
1 comentário
Muito obrigada ao “Minho Digital”, na pessoa do José Luís Manso Preto, pela divulgação!
Atsuo Hiruma é um excelente Mestre!
Obrigada pela iniciativa ao Mestre Domingos Silva, Presidente da Associação Portuguesa de Karaté-Do Shotokai.
A Direção.