Faço votos para que se encontre de boa saúde, agora que nos encontramos em pleno na época da vindima, que nos vai presentear com o tão necessário néctar, branco ou tinto, para aquecer os nossos corações o ano inteiro, mas também época de colheita de muitos outros produtos, como figos, melancias, pimentos, feijões e tomates, no meio dos quais eu me tenho sentido muito feliz, apesar de tanto esforço e árduo trabalho nas minhas terrinhas de aldeia.
Mas ainda deu para arejar um bocado e ir ao Viana Bate Forte no fim de semana passado, não desgostei mas esperava mais, sobretudo dos artistas.
Soube, entretanto, que as Festas d’Agonia 2025 ainda não terminaram, pois a Serenata da Romaria d’Agonia, que inclui o espetáculo pirotécnico, está marcada para as 00:00 do dia 27 de setembro, sobre o rio Lima, em Viana do Castelo. Lembre-se que não foi realizado na data em que estava prevista devido a uma situação de alerta. Mas…mais de um mês depois?
Talvez sirva esse espetáculo pirotécnico para assinalar os primeiros dias de funcionamento do novo sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, o TuViana, que entra em funcionamento na próxima terça-feira, 23 de setembro, e vai assumir a exploração do serviço que era da responsabilidade da Transcunha, do grupo Avic.
PUBPermita-me que dedique algumas palavrinhas à senhora D. Mena do Tone, que me escreveu aquela linda carta na semana passada e que diz ser minha fã, eu nem sabia bem o que queria dizer essa palavra, mas já me informei e fiquei contente, pois é sempre bom termos pessoas que gostam do que nós fazemos.
Senhora D. Mena do Tone, vê-se que a senhora tem muitos conhecimentos a meu respeito e sobre o mundo em geral, vê-se que é uma pessoa muito culta e tenho pena que não se apresente como candidata às eleições para a autarquia, é de gente como a senhora que nós precisamos. Nem sei se tem algum partido, mas isso hoje em dia é o que se vê… para muitos tanto faz, qualquer partido serve, desde que dê alguma possibilidade de arranjar colinho. Mas nota-se que a senhora D. Mena é diferente, espero não estar enganado.
E espero também que se tenha deliciado nas Feiras Novas, as tradicionais Festas de Ponte de Lima. A senhora D. Mena é muito culta e por isso é capaz de já saber o que vou dizer: as Feiras Novas chamam-se Novas porque houve durante séculos, desde 1125, a Feira Velha. As Feiras Novas foram estabelecidas por um decreto régio em 1826, com o objetivo de criar uma nova feira, nomeando-a “Feiras Novas” para se distinguir da antiga “Feira Velha”. O que quer dizer que no próximo ano se assinalam dois séculos das Feiras Novas. Apenas uma curiosidade.
Votos de boa saúde para si, sr. Diretor, para a D. Mena do Tone e para todos os colaboradores e leitores.
PUBCassilda dos Prazeres
NR – Carta relacionada:
PUBhttps://minhodigital.pt/carta-a-cassilda-dos-prazeres/












