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Acção pública dos Trabalhadores dos CTT nas Capitais de Distrito do Norte

Comunicado de Imprensa
Mapa com os dez Municípios do Alto Minho

Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança entre 22 e 26 de Agosto.

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CTT CORREIOS, O QUE SE VÊ, O QUE SE OUVE, O QUE SE FALA,…

E O QUE NÃO SE PODE, DE TODO, IGNORAR.

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O SNTCT VAI, A PARTIR DE DIA 16 DE AGOSTO E ATÉ DIA 17 DE SETEMBRO, PERCORRER TODAS AS CAPITAIS DE DISTRITO E REGIÕES AUTÓNOMAS, EM ACÇÕES DE CONTACTO E DENÚNCIA JUNTO DAS POPULAÇÕES E DOS SEUS REPRESENTANTES AUTÁRQUICOS (ESTANDO JÁ AGENDADAS REUNIÕES COM ALGUNS DELES).

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

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Para já, com data-hora-local definidos podemos informar que na próxima semana estaremos em:

 

PORTO – Dia 22 de Agosto

Praça da Trindade (frente aos CTT) – entre as 10H30 e as 12H00.

BRAGA – Dia 23 de Agosto

Rua do Raio (frente aos CTT no Nº175-A) – entre as 10H30 e as 12H00.

VIANA DO CASTELO – Dia 24 de Agosto

Avenida Conde de Ferreira (frente aos CTT) – entre as 10H30 e as 12H00.

VILA REAL – Dia 25 de Agosto

Avenida Carvalho Araújo (frente aos CTT) – entre as 10H30 e as 12H00.

BRAGANÇA – Dia 26 de Agosto

Largo dos Correios (frente aos CTT) – entre as 10H30 e as 12H00.

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Há que dar a volta nos CTT Correios e parar a destruição do que deles resta do bom que foram pelo excelente serviço que prestavam/prestaram e do seu capital mais importante, os seus trabalhadores e as suas trabalhadoras!

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  • A Gestão Privada dos CTT tem que repor a prestação de um Serviço Publico Postal de qualidade, vergonhosamente degradado no pós e no após privatização. Apesar de o Primeiro Ministro e o Governo terem recusado a Renacionalização dos CTT, desautorizado a ANACOM e  terem dado, de mão-beijada, aos accionistas dos CTT, um Contrato de Prestação do Serviço Postal Universal leonino para os últimos, o decréscimo na qualidade do serviço prestado está à vista de todos os Portugueses e as sucessivas multas da ANACOM por incumprimento dos padrões mínimos de qualidade são disso a prova;
  • A gestão Privada dos CTT tem que prover Trabalhadores em número suficiente nas ruas e nos balcões. Faltam neste momento, no plano nacional, mais de 750 Carteiros e 250 Técnicos nos balcões. Os Giros dobrados há meses, os balcões vazios há outros tantos, os Trabalhadores esgotados e a quem ainda tentam restringir o gozo de férias com a família, tudo isto tem que ter um fim;
  • A Gestão Privada dos CTT tem que providenciar melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores CTT e em especial para os que dão diariamente a cara pela Empresa na Distribuição e no Atendimento e que, também diariamente, passam a vergonha de se verem obrigados a prestar um mau serviço, a mando de uma má gestão, com a agravante de estarem sujeitos à “Lei da Rolha” e não poderem dizer, por exemplo, que o correio que estão a distribuir com atraso (por vezes de semanas) teria sido distribuídos a tempo e horas se não tivessem visto os seus giros acrescentados por extinção de outros e se cada giro tivesse um Carteiro titular;
  • A Gestão Privada dos CTT tem que negociar/pagar salários que respeitem a qualificação profissional de cada trabalhador. A generalidade dos trabalhadores CTT são qualificados e altamente qualificados e ganharam essas qualificações por concurso/formação e provas dadas na prestação do seu trabalho (com mais de 38 Milhões de Euros de lucro em 2022, em que 36 Milhões foram directa ou indirectamente para o bolso dos accionistas, a Gestão aplicou unilateralmente (sem o acordo de qualquer um dos Sindicatos) um aumento de 7,50€ a cada Trabalhador;
  • A Gestão Privada dos CTT tem que acabar com a lamúria de, diz, não ter quem queira trabalhar na Empresa, fundamentalmente os jovens. Como quer a Gestão Privada dos CTT que os jovens queiram trabalhar na Empresa se lhes oferece trabalho só para o Verão e, pasme-se, quando mesmo assim algum jovem ou menos jovem se lhes dirige só lhes oferecem uma ou duas semanas de trabalho, quando não são dois ou três dias?
  • A Gestão Privada dos CTT tem que acabar com o assédio moral com que vem tentando menorizar Trabalhadores com carreiras longas para os levar a saírem da Empresa (despedindo-se ou aposentando-se antecipadamente). Os trabalhadores com carreiras longas que são possuidores de um know how da actividade postal que, temos pena, nenhuma universidade consegue dar. Os Homens e as Mulheres que construíram os CTT e que os fizeram resistir a vagas continuas de má gestão – incluindo a actual – não estão, de certeza, a mais na Empresa. Na Empresa só está a mais quem nela entrou, “sem saber ler nem escrever” como diz o velho ditado português, “a convite de fulano de tal”, “por favor de sicrano de tal” o com o “cartão de tal” na mão. Na Empresa só está a mais quem tem a desfaçatez de mandar ou de, a mando, assediar Trabalhadores com Carreira e provas dadas nos CTT para os levar a despedirem-se ou aposentarem-se antecipadamente com graves penalizações.

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POR TUDO ISTO VAMOS VOLTAR À RUA, DENUNCIANDO O QUE ESTÁ MAL NESTES CTT QUE FORAM CRIMINOSAMENTE PRIVATIZADOS. DIREMOS TÃO SÓ, E APENAS, A VERDADE. NÃO SERÁ TODA A VERDADE MAS, SE FOR NECESSÁRIO, ELA VIRÁ TODA AO DE CIMA.

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Assim, quer nos locais e horas acima anunciados para esta semana, quer em todos onde estaremos nas próximas semanas (e que anunciaremos atempadamente) gostaríamos de contar com a vossa presença e, embora nos custe termos de chegar a esta denúncia pública, estaremos à vossa inteira disposição para respondermos às questões que entenderem colocar-nos.

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A Direcção Nacional do SNTCT

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