A Associação de Produtores de Alvarinho (APA) de Monção e Melgaço, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Monção e Melgaço, e com o apoio da Viniportugal, irá promover formações especializadas no sector do vinho, para os restaurantes e unidades hoteleiras.
Num contexto de afirmação da Sub-região como destino de Enoturismo por excelência, é necessário garantir que os turistas que já são tão bem recebidos na nossa região, tenham à sua frente profissionais de hotelaria com o máximo de conhecimento sobre o sector dos vinhos em geral, e claramente sobre o Alvarinho de Monção e Melgaço como expoente máximo da experiencia local.
Com este objectivo, a APA Monção e Melgaço, em parceira com a ACIMM, e com o apoio da Viniportugal, a agência nacional para a promoção dos vinhos portugueses, irá promover uma conjunto de formações gratuitas para os profissionais de hotelaria da sub-região de Monção e Melgaço.
De acordo com Miguel Queimado, presidente da APA Monção e Melgaço “somente com a procura contínua de conhecimento sobre o sector do vinho, de um adequado serviço de vinhos e acima de tudo do conhecimento da diferença da sub-região de Monção e Melgaço (o terroir) e a sua relação com a casta Alvarinho, poderemos garantir que no futuro a sub-região será um ponto turístico vitivinícola de âmbito internacional”.
O presidente da APA Monção e Melgaço explica que serão disponibilizadas duas tipologias de formação. Uma mais curta de três horas dirigida ao proprietário do estabelecimento, mas que não executa serviço de vinhos. Neste caso pretende-se que o proprietário adquira conhecimentos sobre o sector: Como provar vinhos, como elaborar uma carta de vinhos e vantagens do consumo de vinho a copo. A segunda modalidade serão quatro módulos de três horas, onde serão fornecidos conhecimentos exaustivos sobre serviços de vinhos, harmonizações de comida e vinhos, as regiões e castas portuguesas. O objectivo é dotar “o profissional com a melhor formação possível sobre o setor dos vinhos”.
“Teremos presentes como formadores, críticos de vinhos e escanções de referência nacional, garantindo desta forma que as melhores práticas de serviço de vinhos são ministradas aos nossos restaurantes”, explica Miguel Queimado. Apelando à inscrição. Para a participação somente é necessário que os estabelecimentos interessados se dirijam à sede da APA Monção e Melgaço (Casa do Curro em Monção), ou na sede da ACIMM e preencham uma ficha de inscrição manifestando o interesse na formação.
Associação de Produtores de Alvarinho desenvolve formações para a restauração
- 20/07/2015
-
Cidália
- 20/07/2015

Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
Estacionamento
Cobras
Ambiente
Ensino profissional
Tradições
Promoção turística
União Europeia
Golfe
ADAM
Desportos Náuticos
Centro de Exposições Transfronteiriço
Actividade partidária
Leitura
Tui
Ministro em Cerveira
Gastronomia
Póvoa de Lanhoso
Desporto
Documentários sobre Viana
Tráfico de droga
Subzone Academia de Tiro de Monção
Solidariedade
Centro Paulo VI
António Barbosa
GNR
-
Cidália
cidalia_meirim_rodrigues@hotmail.com
Partilhar este artigo
- 📌 Mais Monção
- 📌 Mais Monção