Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Campanha porta a porta para entregar Ecopontos

Os três membros, em permanência, do Executivo e os jovens da Associação Ardina bateram a todas as portas do centro histórico para distribuir sacos para a separação dos resíduos. O Centro Histórico foi o espaço do arranque da campanha “Divida por todos e seja feliz” da Valorminho.
“Esta é a primeira atividade e outras se seguirão ao longo do ano para sensibilizar as pessoas a separar o lixo”, explicava o autarca monçanense. Acrescentando a dualidade de objetivos. Augusto Domingues falava da proteção ambiental, mas também financeira. “Para além de proteger o ambiente também faz bem às contas do Município”, referia. Adiantando: “Eles não nos pagam pelo ato, mas deduzem-nos à fatura. A nossa fatura reduz conforme nós separarmos melhor o lixo”.  O arranque no concelho aconteceu na manhã de 21 de julho seguindo-se para outros espaços do concelho. “A ação continuará por todo o concelho. Vai irradiar-se para as restantes freguesias até porque o mundo rural deve também colaborar na redução da fatura do lixo”, acrescentava Augusto Domingues.

Artur Malheiro tem 81 anos e tem um espaço no Centro Histórico e na manhã de 21 de julho recebeu a visita dos autarcas, técnicos ambientais e jovens da Ardina. Com sorriso nos lábios dizia que “já reciclo”, agradecendo o gesto. Quando o questionámos referia que “já faço a reciclagem, mas o saco dá sempre jeito”.
A representar da Valorminho, Dora Guterres, manifestava que a iniciativa vai chegar aos seis concelhos de intervenção daquela entidade. “É muito importante chegar às pessoas directamente e falar com elas. É um passo muito importante e nota-se que temos frutos com isso”, sublinhava aquela técnica.
O kit tinha três sacos diferenciadores para colocação de resíduos, um funil para deposição de óleos alimentares, um saco reutilizável e informação alusiva à reciclagem.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas