Foi apresentado no dia 24 do corrente, no Centro Cultural em Vila Praia de Âncora o livro “Praia d’Âncora, a Praia das Crianças” do autor ancorense Brito Ribeiro.
Com o auditório praticamente cheio, José Luís Presa, presidente do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora que editou esta obra, explicou o contexto da publicação no âmbito do 40º aniversário da IPSS que dirige e, simultaneamente, nas comemorações do centenário de elevação a vila de Vila Praia de Âncora.
Após um momento musical proporcionado por um aluno da Academia de Música Fernandes Fão, a apresentação desta obra de carater monográfico e de memórias coletivas, ficou a cargo do historiador Paulo Torres Bento, que considerou o trabalho como uma nova síntese sobre Vila Praia de Âncora.
Paulo Bento destacou ainda o papel dos blogues administrados por Brito Ribeiro na divulgação da história local e regional, bem como a importância da Loja Maçónica ancorense, “Vedeta do Norte”, ativa nas primeiras décadas do século XX.
PUBNa sua intervenção, o autor estendeu os agradecimentos a todos os que antes dele investigaram e publicaram sobre temas como a história da comunidade ancorense e da vilegiatura balnear. Fez também questão de agradecer a colaboração do fotógrafo (e seu primo) Jorge Simão Meira e dos irmãos Henrique e José António Barreto Nunes, monçanenses de nascimento, mas que ainda hoje continuam a frequentar a Praia d’Âncora, tal como os seus pais e avós o tinham feito desde os primórdios do século XX.
Brito Ribeiro referiu que um dos seus objetivos com esta obra, era criar um conjunto de memórias coletivas da Praia d’Âncora, uma espécie de catalisador de memórias, que fizesse os leitores recordar as suas próprias vivencias individuais de infância ou juventude.
A publicação deste livro foi apoiada pela Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e pela Câmara Municipal de Caminha.













