Cerveira tem sabor a mel durante este fim-de-semana

Cartaz XVI Fórum Nacional de Apicultura

O XVI Fórum Nacional de Apicultura e a XIV Feira do Mel de Vila Nova de Cerveira decorrem entre esta sexta-feira e domingo e as inscrições estão a superar as expetativas. Os stands estão totalmente preenchidos, as unidades hoteleiras do concelho esgotadas e existe uma enorme recetividade nacional e internacional.

Ao longo de três dias, Vila Nova de Cerveira é a capital do mel e conta com a presença de vários profissionais, amadores e aficionados pelo setor apícola. Mais de 70 expositores oriundos de várias regiões do país, da Galiza e de outros países europeus como, por exemplo, França, Dinamarca e Bélgica, vão apresentar produtos, materiais e tecnologias, agregando a tradição e as últimas tendências da apicultura nos vários espaços do Fórum Cultural.

A organização estima uma presença superior a 400 participantes, com o período de inscrições ainda a decorrer. Para além da atração principal, o evento dá ainda a conhecer outros domínios, como a cosmética, botânica, farmacêutica e gastronomia.

Entre as várias novidades do setor apícola, destaca-se a cerveja com mel, um produto característico pela leveza e sabor, bem como um conjunto de materiais inovadores criados para a apicultura, desde linhas de extração de última geração a nível mundial a sistemas de gestão de colmeia e centrais meleiras com programas de fácil execução.

O programa da iniciativa inclui diversos workshops, realizados durante o primeiro dia, e palestras em torno dos resultados de projetos em curso, do presente e do futuro da apicultura, da comercialização de produtos apícolas e da atual situação provocada pela vespa velutina, a decorrer no sábado. Já o último dia, domingo, é uma novidade, uma vez que será mais dedicado à criatividade e invenções relacionadas com o setor.

Paralelamente à venda e exposição de mel, os participantes e visitantes poderão ainda assistir a um programa de animação cultural com as atuações da Tuna da Unisénior, cavaquinhos de Lovelhe e Escolas de Concertina do concelho. O convívio é acompanhado por um jantar.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Apesar de não existirem dados científicos, prevê-se que o evento gere um retorno económico e turístico significativo para o concelho cerveirense. As unidades hoteleiras encontram-se com ocupação esgotada para os dias do certame, revelando um interesse no setor e o seu potencial na região alto-minhota.

Organizados pela Associação de Apicultores entre o Minho e Lima (APIMIL), com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a chancela da Federação Portuguesa de Apicultores de Portugal (FNAP), o XVI Fórum Nacional de Apicultura e a XIV Feira Nacional do Mel serão abertos oficialmente pelas 16h desta sexta-feira, dia 20 de novembro, e contará com a presença do secretário de Estado da alimentação e da investigação agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.

Os interessados em participar podem ainda inscrever-se no portal da FNAP, no blogue da APIMIL ou nas instalações do Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira no próprio dia do evento.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas