Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

XXI Jornadas Apícolas do Alto Minho debatem sanidade do setor

A sanidade apícola é um problema que ultrapassa fronteiras há vários anos, aumentando os custos na produção e as resistências às doenças, além de potenciar desistências da atividade. Procurando refletir e debater esta temática, a APIMIL – Associação Apícola Entre Minho e Lima, com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, desafiou várias entidades, nacionais e estrangeiras, para as XXI Jornadas Apícolas do Alto Minho, no dia 27 de janeiro, no CAE – Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira.

De momento, e de acordo com a APIMIL, o Alto Minho registou, só no último ano, a perda de cerca de 30% de apicultores devido a diversas patologias, nomeadamente a presença da vespa asiática, mas também pelo envelhecimento dos apicultores, faltando incentivos para os jovens enveredarem por esta atividade. Do ensino à investigação, do empresarial ao político, sem descurar o setor agrícola. No total, 15 intervenções, distribuídas pela sessão de abertura e pelos quatro painéis temáticos, vão incentivar à partilha de ideias e preocupações entre as entidades convidadas, procurando delinear objetivos emergentes para a apicultura, pelo seu impacto no desenvolvimento do meio rural, quer como atividade económica quer na polinização da flora no meio ambiente.

Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, com início às 09h00, com a sessão de abertura presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e o Presidente da APIMIL, Alberto Dias, tendo ainda como convidados o Presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o Eurodeputado José Manuel Fernandes e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa. Seguem-se as apresentações e respetivos debates das temáticas selecionadas, nomeadamente “Desafios presentes e futuros da Apicultura”, “Sanidade Apícola”, “Investigação e Tecnologia na Apicultura”, “Medicação homologada na Apicultura Nacional”.

Apesar de gratuita, a participação na XXI edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho carece de inscrição obrigatória ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYAZqcUMZZ2kKUZ4SUtZNWmnG_mMBLzNzfqrrZjXzFq3yTYg/viewform ).

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo

1 comentário

  1. O meu pai foi apicultor.
    Na minha infância participei na colheita de mel.
    Máscara, sem luvas.
    Retirar a película de cera nos quadros. Colocar os quadros na centrifugadora. Ver o mel a escorrer. Talha. Pesagem.
    Que saudades do meu, falecido pai, e dessa felicidade, em mim.
    Pouca resta.
    Mudança…
    Mel…
    E vida para as produtoras.
    Para que somos racionais, menos eu, que nem irracional, sou.
    M.E.R.D.A. que fará voar aviões.
    Mundo
    Está
    Roto
    Duvidam
    Amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas