Cidade de Guimarães

[[{“fid”:”50992″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”António J. Coelho da Cunha”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”António J. Coelho da Cunha”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”António J. Coelho da Cunha”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”António J. Coelho da Cunha”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”António J. Coelho da Cunha”,”title”:”António J. Coelho da Cunha”,”height”:”172″,”width”:”170″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

Antonio J. C. da Cunha *

Empresário Luso-brasileiro no Rio de Janeiro 

w

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Ave e ainda à antiga província do Minho, com uma população de 54 097 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 hab./km². Wikipédia.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

[[{“fid”:”59783″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

Castelo de Guimarães

w

Foi nesta cidade que começou Portugal. O local onde nasceu o Primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, filho do

 w

Afonso Henriques

Primeiro Rei de Portugal

 [[{“fid”:”59782″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

Descrição

w

Afonso Henriques, também chamado de Afonso I, e cognominado de “o Conquistador”, foi o primeiro Rei de Portugal. Passou a intitular-se “Rei dos Portugueses” a partir de 1140 e reinou a partir de 5 de outubro de 1143, com a celebração do Tratado de Zamora, até à sua morte, na Cidade Coimbra, em 6 de dezembro de 1185. Era filho de Henrique de Borgonha, conde de Portucale, e Teresa de Leão. Foi casado com Mafalda de Saboia (de 1145 a 1157). E deste casamento nasceram Sancho I  – segundo Rei de `Portugal, Urraca de Portugal, Rainha de Leão. Era filho de Henrique, Conde de Portucale e sua esposa Teresa de Leão, Com à morte do conde Henrique, Dna. Teresa “ascende rapidamente ao governo do condado, o que confirma o carácter hereditário que o mesmo possuía”.

PUB

w

Após a morte de seu pai em 1112, Afonso tomou uma posição política oposta à de sua mãe, que se aliara ao nobre galego Fernão Peres de Trava. Pretendendo assegurar o domínio do condado armou-se cavaleiro e após vencer a sua mãe na batalha de São Mamede, em 1128, assumiu o governo. Concentrou então os esforços em obter o reconhecimento como reino. Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique contra um contingente mouro, D. Afonso Henriques proclamou-se a partir de 1140 Rei dos Portugueses com o apoio dos seus seguidores, sendo reconhecida a sua independência do Reino de Leão com o Tratado de Zamora. A independência portuguesa foi outorgada, em 1179 pelo papa Alexandre III, através da bula Manifestis Probatum e atribuído o título de rex (rei)

w

Com o apoio de cruzados do norte da Europa conquistou Lisboa em 1147. Com a pacificação interna, prosseguiu as conquistas aos mouros, empurrando as fronteiras para sul, desde Leiria ao Alentejo, mais que duplicando o território que herdara. Os muçulmanos chamaram-lhe ibne Arrique (“filho de Henrique”, tradução literal do patronímico Henriques)[5] ou Bortucali (“o Português”).

 w

CIDADE DE GUIMARÃES

w

É sede do município de Guimarães com 240,95 km²[4] de área e 156 852 habitantes (2021)[5] (em queda se comparada com a população de 158 088 habitantes no recenseamento de 2011),[5] subdividido em 69 freguesias, (agrupadas em 48 novas freguesias com a reorganização administrativa das freguesias, mantendo as anteriores freguesias a “sua identidade histórica, cultural e social, conforme estabelece a o artigo nº4 da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio”)[1] sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por FelgueirasVizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

w

É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes. Podendo este topónimo ter tido origem em Vímara Peres, nos meados do século IX, quando fez deste local o seu principal centro governativo do condado Portucalense que tinha conquistado para o Reino das Astúrias e onde morreu.

w

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, estando o seu centro histórico inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO desde 2001, o que a torna definitivamente num dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

w

A Guimarães atual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, fatores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica. Foi ainda Cidade Europeia do Desporto (CED), em 2013. Nesta última, Guimarães foi distinguida como sendo a melhor CED de 2013.

w

Guimarães é muitas vezes designada como “Cidade Berço”, devido ao fato aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de proteção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

 w

Segue a indicação de um Site onde poderão ser colhidas as mais diversas informações sobre Guimarães.

Espero agradá-los com esta simples resenha

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es

w

*

Academia Duquecaxiense de Letras e Artes

Associado do Rotary Club Duque de Caxias – Distrito 4571

Membro da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Membro do CONSEPE/UNIGRANRIO

Conselho Superior Pesquisa da Universidade Grande Rio

Diretor Proprietário da Distribuidora de Material Escolar Caxias Ltda

  Partilhar este artigo