Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Clube Azul organiza evento alusivo à Festa da Senhora da Rosa

“Blue Rose Party” é o nome dado ao evento a acontecer já amanhã à noite, dia 13 de maio, a partir das 23h30m, em plena praça da República, em Monção. A organização cabe ao Clube Azul, em colaboração com Lés-a-Lés, da Bullet Seed, do Hertzcontrol Studio, do Município Monção e do ARS Graphics.

Em pleno fim de semana da festa em Honra à Senhora da Rosa, aquela associação de jovens decidiu colaborar na organização de um evento cultural. Além de uma exposição fotográfica alusiva a edições anteriores da festividade, que acontece em maio, haverá concertos e atuações de Dj´s locais.

Os monçanenses Rackham, Filipe Marinho, Tomé Parente e Nuno Fernandes, vão ter estreia na noite de 13 de maio, na praça da República. Na apresentação do grupo pode ler-se: “O pirata inglês, ou melhor os três piratas Monçanenses, vivem um amor, tal como o Inglês, mas este amor é pela música. Ainda não estão em alto mar, é certo, mas será o alçar de velas rumo a um mar ainda desconhecido, carregado de distorções e constantes fusões de estilos. Muitos tentaram capturar o Rackham inglês sem sucesso. Sábado damos a conhecer o novo Rackham, vejam oiçam e dancem… e tentem

apanhá-los, se conseguirem”.

PUB

Além deste grupo passará pelo palco daquela praça o grupo de Vila Real CAN CUN, seguindo-se atuações de vários Dj´s monçanenses. O evento serve de ponto de partida para a Festa da Senhora da Rosa, que decorre durante o fim de semana e é organizada por uma comissão de jovens.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No sábado à noite, a partir das 21h30, celebra-se a habitual procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens. Um momento muito participado pela população local.

A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. O trabalho dura grande parte da noite, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e comentários de quem passa. Há sempre um elogio ou um café trazido por uma mão amiga.

PUB

De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até início da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos e que, a partir das 16h30, participam na missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção, distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico. 

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas