Lions Clube de Âncora cria Clube de Leitura aberto à comunidade

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora tem sido reconhecido pela sua forte aposta na área cultural, divulgando e apoiando os autores e os seus trabalhos e abraçou recentemente, com muito interesse, a criação de um Clube de Leitura em Vila Praia de Âncora.
A concepção e dinamização do Clube de Leitura é da responsabilidade da Dr.ª Ângela Bragança Campos, com Mestrado em Educação, Especialização em Ensino do Português pela Universidade do Minho. Possui Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Professora do Ensino Básico e Secundário e está ligada a Vila Praia de Âncora no plano afetivo.

O Lions Clube entendeu que este pólo cultural, aberto à comunidade, era um excelente estímulo ao hábito da leitura, promovendo a discussão, a partilha de opiniões e a troca de ideias, segundo nos referiu o seu Presidente Manuel Amial.
Também um espaço de socialização, uma oportunidade de conhecer novas pessoas com interesses literários semelhantes e abertas à construção de novas amizades.
O desenvolvimento pessoal através do aumento da capacidade crítica e a exploração de diferentes géneros e estilos, ampliam os horizontes literários dos membros do Clube.
Para além disso, esta iniciativa permite estabelecer um compromisso e a responsabilidade na leitura e na participação, incentivando a disciplina e a responsabilidade pessoal.

Milan Kundera 1929-2023
Milan Kundera 1929-2023

Este projeto prevê a realização de seis sessões mensais ao sábado à tarde, a partir das 15H00, com uma duração de cerca de 90 minutos. No final deste projeto far-se-á uma avaliação para decidir a sua continuação.
A primeira sessão já se realizou no passado sábado, dia 17 de fevereiro, na sede do Lions Clube e contou com a presença de dez pessoas.
O Autor escolhido para esta primeira sessão foi o escritor checo Milan Kundera (1929-2023), médico-cirurgião, exiliado na França, e o seu Livro “A insustentável leveza do ser”, publicado em 1984, sendo o seu título mais popular, que ganhou a adaptação ao cinema em 1988, sob a direção de Philip Kaufman, com Juliette Binoche, Daniel Day-Lewis e Lena Olin no elenco.
Milan Kundera pelo conjunto da sua obra, ganhou vários prémios, nomeadamente o “Common Wealth Award” da Literatura (1981) e o “Prémio Jerusalém” (1985).

Nesta primeira sessão do Clube de Leitura, o Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, saudou a mentora desta iniciativa e agradeceu a sua disponibilidade para se juntar ao Lions Clube na implementação deste projeto, saudando também os presentes que acederam ao convite do Lions.

PUB

Angela Campos começou por abordar o contexto político histórico do autor, nascido no regime comunista checo, tendo-se envolvido na “Primavera de Praga” de 1968 e no período de otimismo então vivido, que foi destruído pouco depois com a invasão do Pacto de Varsóvia, tendo em 1975 decidido viver em França, onde recebeu cidadania francesa em 1980, vindo a falecer em Paris em 11 de julho de 2023.
Depois falou do Livro, uma grande crónica sobre o destino, o amor e a liberdade, uma obra de ficção que gira à volta dos amores de Thomas e Teresa, Sabine e Franz e a cadela Karénine, onde não falta o romance e a música do último andamento do último quarteto de Beethoven “Muss es sein” (tem de ser).
Um livro que marcou a atenção dos presentes e é um dos romances míticos do século XX dum autor consagrado, que marcou o seu tempo.

A segunda sessão será no próximo dia 16 de março (sábado), pelas 15H00, na Casa do Orfeão, onde será abordado o Livro “Doidos e amantes” de Agustina Bessa Luís.
Se gosta de literatura junte-se a nós! Apareça, certamente dará o seu tempo por bem empregue.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas